Programas sociais são destaques em Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
PETI
*No Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em convênio com o governo federal, são acolhidas crianças, que vivem trabalhando pelas ruas, na venda de algum produto, não estudam e não têm nenhuma perspectiva de vida. Cadastrados no Programa e rematriculados na escola, eles recebem uma bolsa família, no valor de 40 reais mensais, uniformes, e, após a jornada escolar, aulas de reforço, de educação física, de defesa pessoal, balé, pintura em tecido e o curso completo de espanhol, e são amparados, com o tratamento médico e odontológico, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
PROFC
*Os mesmos cursos são oferecidos para meninos, no Programa de Oficina e Formação para a Cidadania (PROFC), onde a única exigência é estar matriculado na escola. Eles também recebem uniformes.
CENTRO DA JUVENTUDE
*O Centro da Juventude (CJ), com espaço próprio, no Bairro Nova Vilhena, existe para oferecer aos jovens estudantes, de 13 a 17 anos, ocupação em suas horas ociosas. São 60 matriculados no horário matutino e 70 no turno vespertino, conforme seus horários nas escolas. ?Envolvidos com aulas de danças folclóricas, pintura em tela, em tecido, com a confecção de bolas de futebol para distribuição às crianças carentes, e ainda com os cursos de espanhol e de informática, os jovens não terão tempo de ficar nas ruas, e receberem más influências, comprometendo o bom comportamento de cidadão, e ainda são, através de cursos, de acordo com a programação, ministrados por um professor do SEBRAE, pago pela SEMBES, preparados para o mercado de trabalho?, disse a secretária municipal Rosani Donadon.
TERCEIRA IDADE
*O Projeto Terceira Idade tem mil idosos cadastrados, porém, 250 são freqüentadores assíduos às reuniões nas tardes de terças e quintas-feiras, no Centro do Idoso, onde eles dançam, jogam baralho, dominó, etc., e têm assistência médica, pelo SUS. Na última sexta-feira de cada mês, a SEMBES lhes prepara uma festa. ?Esses idosos já deram sua parcela de trabalhado à sociedade; agora merecem nossa atenção e respeito; temos muito que aprender com eles?, disse Rosani Donadon.
?BRINCADOTECA? NO RODA- MOINHO
*Para atender famílias carentes, sem perspectiva futura, com mulheres e crianças desnutridas, existe o Projeto Roda Moinho, em parceria com a Pastoral da criança. Uma vez certificado a necessidade, as mulheres são cadastradas, e passam a aprender o ofício de cabeleireira, enquanto as monitores cuidam de suas crianças na ?Brincadoteca?, onde as crianças recebem toda a atenção, lêem e bincam. Durante esse período, as mães e os filho recebem alimentação. O objetivo é nutri-los e oferecer oportunidades às mães de trabalhar e se sentir parte da sociedade.
CENTRAL DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
*?Muitas famílias carentes, cadastradas, não têm mais, comprovadamente, apresentado quadro de desnutrição?, comentou Rosani Donadon, por causa da Central de Produtos Alimentícios (CPA), que distribui para elas, 4 mil paezinhos, às terças, quintas e sextas-feiras, e, diariamente, 3 mil litros de leite de soja, rico em vitamína, e 600 litros de leite de vaca pasteurizado.
ORQUESTRA MUNICIPAL
*A orquestra Municipal, com 65 membros, dirigida pelo maestro Ronis Salustiano, mantida através de convênio com a SEMBES, representa a cultura vilhenense em vários eventos municipais, inclusive tendo se apresentado em Porto Velho, e Sapezal, Mato Grosso.
MULHER AGREDIDA TERÁ SOCORRO E ASSISTÊNCIA
*O Centro de Atendimento à Mulher, inaugurado em 08/03, Dia das Mulheres, às 09hs, é outro projeto de relevância: a mulher, vítima de violência, é atendida, com os filhos, onde recebe assistência médica, psicológica e jurídica, sendo informada de seus direitos. Está sendo construído, a terminar no próximo mês de junho, o Abrigo das Mulheres, onde a mulher, na mesma situação, não tendo condições de voltar para o lar, será encaminhada, até que sua situação familiar seja resolvida. ?Existem outros projetos em pleno andamento, como o Abrigo de Menores, Agente Mirim, Recuperação de Drogados, etc,. Nós teremos muito prazer em mostrar e detalhar a quem quizer nos fazer uma visita, no nosso prédio, situado no final da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, sentido Nova Vilhena?, disse Rosani Donadon, acrescentando que todas esses benefícios foram possíveis pelo esforço do secretário municipal de Coordenação Geral, Melki Donadon, quando prefeito, e que, continuará, com a gestão do atual prefeito Marlon Donadon.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!