Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Porto Velho , o prefeito Roberto Sobrinho (PT), no seu discurso de mensagem do executivo fez uma retrospectiva do primeiro ano de mandato e discorreu sobre as novas ações do município para 2006.
*Sobrinho lamentou a ausência da presidente da casa, vereadora Sandra Morais, que juntamente com seu esposo Deputado Paulo Moraes se encontra internada tratando da saúde.
*O ano de 2005, segundo o prefeito, foi muito difícil no sentido de implantar as ações que a população exige, sendo que a organização e estruturação da máquina pública foram primordiais para o desenvolvimento de sua administração.
*De acordo com Roberto, a prefeitura avançou nas ações voltadas para a área social, citando o Pró-Jovem e o Bolsa família.
*No Pró Jovem, o município atende a juventude mais vulnerável à criminalidade, salientando que são 2.500 inscritos no projeto, que irão concluir a 8ª série, recebendo R$100 por mês.
*No programa Bolsa Família, foi destacado o crescimento dos beneficiados, ressaltando a injeção de recursos no município, estimulando o comércio e a produção.
*“A prefeitura em 2004 tinha 11.000 inscritos no programa, ao final de 2005, já eram 15.000 e em 2006, pretendemos chegar a 22.000 cadastros”, afirmou Sobrinho.
*Na área da Educação, o prefeito destacou o aumento de alunos matriculados na rede municipal de ensino, que passou de 31.000 em 2004 para mais de 40.000 em 2005.
*O aumento da oferta do transporte escolar também foi um ponto positivo do primeiro ano, quando passou de 3.000 alunos atendidos em 2004 , para 6500 em 2005.
*Segundo o prefeito, para este ano, a previsão é que se chegue a 7500 alunos utilizando o serviço.
*Na área da saúde, destacou a criação da Farmácia Popular, que atende 380 pessoas por dia, e anunciou a abertura de duas novas unidades, sendo uma na zona sul e outra na zona leste.
*A chegada de quatro novas ambulâncias para o Samu, segundo Roberto, deu novo impulso no atendimento de urgência da população. Para 2006, mais quatro novas ambulâncias estão sendo esperadas.
*O programa Saúde da família também foi destacado por Roberto, afirmando que de dez equipes de agentes, o município passou para 17 e este ano, a previsão é de 30 equipes trabalhando diretamente com a população da periferia.
*Outro ponto destacado pelo prefeito, foi a transparência na administração do dinheiro público, ressaltando entre ações concretas, o pregão presencial e o registro de preços para as compras do município, que gerou uma economia de 30% em relação a administração passada.
*Dentro da responsabilidade com o tesouro municipal, Sobrinho disse que rompeu com três contratos firmados pela administração Camurça, que causavam prejuízos para Porto Velho, sendo eles, o das lombadas eletrônicas, do consórcio Prefeitura Mais Fácil e da empresa LJA , que tocava o projeto Beira Rio, salientando que este contrato foi desfeito atendendo pedido do Ministério Público Federal.
*Encerrando seu discurso, desejou aos vereadores um ano frutífero de trabalhos e sucesso aos que vão disputar as eleições de 2006.