INFORME JC ? Por Carlos Coqueiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
MERCADO *O crescimento de 8 por cento do mercado brasileiro de veículos no ano passado preparou o terreno para firme tendência de recuperação ao longo dos próximos anos.Falta,porém, um consenso de qual será o ritmo dessa reação de vendas e isso depende também da situação da economia como um todo.Em 2004 o setor atingiu as metas.
ENCANTADA *A Fiesta está mesmo ?encantada?.Prevista nos planos iniciais para Camaçari (BA), ainda carece de definições.Para complicar, é provável que a capacidade instalada esteja toda coberta em 17 meses só com hatch,sedan e EcoSport,se os mercados interno e externo continuarem no ritmo atual.Fora da Bahia,defendem os admiradores de ACM,os custos são mais altos.
OFENSIVA *Os autorizados Renault preparam ofensiva de lançamentos neste ano.Motor 1.0 a gasolina com potência aumentada em 4 cavalos, o Hi-Power;nova Scénic Campus 1.6;motores Flex 1.6 Scénic e l.0 multiválvulas no Clio,que sofrerá revitalização de linha.O Mégane II sedan deverá ser comercializado a partir de 2006.
VAZAMENTO *Finalmente ?vazou? o plano que a Anfavea estuda com o governo para crescimento sustentável do mercado.Busca-se financiar,à parte, a brutal carga tributária sobre carros.Em linguagem contábil, espécie de deferimento.O plano agrada aos revendedores,mas depende de convencer Ivo Cassol, José Genaro e demais 26 governadores, e autoridades fazendárias.
EXCLUSIVA *O representante Toyota em Porto Velho esconde a data,mas a coluna antecipa: picape inteiramente nova que substituirá a Hilux será lançada em março.Feita na Argentina,terá poucas diferenças em relação ao modelo já à venda na Ásia.
PNEUS *Pneus não devem faltar este ano na Capital.Prova de compromisso acaba de dar a Goodyear:inaugurou a ampliação de seu campo em Americana (SP).São cinquenta mil m2 de asfalto,com controle de altura de filme dágua,para testar pneus de melhor desempenho em pista molhada ? típica da Amazônia.
INDISPENSÁVEL *Absolutamente bem feito.Gasta pouco e anda muito.É o Uno Mille 2005.
SURPRESAS *O hotel Central terá diárias promocionais para o carnaval.Quem viver, verá.
LOCAÇÃO *Mais de 8 milhões de usuários utilizam os veículos das empresas locadoras em todo o país ? em especial os da Localiza - onde é fácil alugar um carro, reserva fácil 24 horas Localiza.com 0800 99 2000 -, e nesse sentido, alugar um carro também por períodos mais curtos é uma prática que vem se consolidando também no Estado de Rondônia.Os usuários estão cada vez mais atentos e exigentes.Em função disso, Nelson Foletto tem seis informações importantes para auxiliar o cliente no momento de locar um veículo, seja para suas viagens de negócios,férias,carnaval,semana santa ou turismo de lazer.Leia mais:a maioria das Locadoras adota como política alugar somente para maiores de 21 anos, idade considerada para responsabilidade civil.A prática do mercado é que o cliente esteja habilitado há mais de 2 anos;a opção de pagar com o cartão de crédito agiliza a aprovação do cadastro e o atendimento;as tarifas variam conforme a categoria do carro ou escolha por tipo de cobertura de danos causados ao veículo locado;verifique se a Locadora inclui proteção parcial por danos materiais causados ao veículo;na maior parte das vezes o aluguel de um carro é mais vantajoso do que um táxi.Alugar um modelo popular por 24 horas custa barato, equivale ao preço de uma corrida de táxi de aeroportos mais afastados até a região central da cidade.Ou seja,praticamente pelo mesmo valor, você terá um carro à sua disposição por 24 horas;antes de se adquirir um novo carro, uma boa opção para conhecer o modelo desejado é alugar um similar por alguns dias e observar seu desempenho no trânsito da cidade e na estrada.O teste-drive, feito em alguns minutos numa concessionária, não é o suficiente para uma avaliação completa do veículo, explica Nelson.
RECORDE *A Ford Caminhões bateu novo recorde de vendas.O F-350 foi o principal destaque, com forte comercialização concentrada no varejo.E mais; o Ford Explorer volta ao país, em sua segunda aparição totalmente reformulado.A preocupação maior da Ford com o modelo é a segurança.
MODELOS *Os carros mais vendidos ainda são os modelos 1.0,mas as revendedoras dão destaque a inovações de alguns modelos para atrair os consumidores.Entre as atrações está a tecnologia tricombustível de veículo da GM e a integração com o celular de carro da Fiat.
EXPANSÃO *A VW Caminhões e Ônibus inaugurou no México, a primeira fábrica do segmento fora do Brasil.E já planeja a próxima linha de montagem na África do Sul,admite Enrique Egea Pacheco.
LUCRO *A Marcopolo encerrou 2004 com um faturamento bruto superior a R$1,27 bilhão e uma receita líquida de R$1,09 bilhão,resultado 20,5 por cento superior ao mesmo período do ano passado.
PRODUÇÃO *A produção no Brasil dos miniônibus Volare, chegou a 10,8 mil unidades.A previsão é chegar ao final do trimestre com uma produção global de mais de 15,5 mil unidades.
MARCHAS *A Mitsubishi Motors comercializa modelos exclusivos para competição.A Pajero TR4 tem engrenagem com 20 combinações de marchas, 2 anos de garantia, sem limite de quilometragem.
COMPACTOS *Chegaram novas versões para o Corsa Sedan 1.8 flexpower 2005.A Ford apresentou à coluna o novo Fiesta Sedan, que chega à Porto Velho para criar um parâmetro inédito no segmento dos compactos.Além do desenho e do cuidado com o acabamento, o novo integrante da família Fiesta, produzido na Bahia, incorpora os motores zetec rocam, agora com uma versão que usa a mais avançada tecnologia flexível do mercado.O novo Fiesta Sedan é um produto inovador que completa a linha Ford.Ele também marca a estréia do melhor motor flexível, que estabelece um novo padrão em termos de potência, economia e durabilidade.É um lançamento que reafirma a tecnologia, a liderança mundial da Ford em estilo e motores e o talento da engenharia brasileira,garante Antonio Maciel Neto.
MOTO *A Honda enfrenta asfalto e estrada de terra com a NXR Bros 2005.
DOMÍNIO *A Ford aposta no Fiesta Hatch 2005 com motor bicombustível.A Ranger vem para abocanhar um pedaço do disputado mercado nacional onde quem domina é a S10, com 30 por cento da preferência desse público, seguida da vice-líder L200.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!