Conheça algumas plantas alimentícias não convencionais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As plantas podem ser consideradas o alimento mais democrático que existe no mundo, já que são acessíveis a todo mundo e fáceis de serem encontradas.
Mas quais plantas podemos comer? O autor do livro sobre PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e criador desse nome, explicou, em entrevista à apresentadora e culinarista Bela Gil, que algumas plantas que nem imaginamos, podem sim serem consumidas.
Algumas como a araruta e a urtiga já foram muito consumidas no passado, mas acabaram caindo em desuso e, agora, estão voltando a serem conhecidas. Veja a lista e separe a cesta de picnic para buscar as suas pelo caminho:
1. Peixinho
Quando empanada e frita, fica semelhante a um peixe no formato e no sabor, por isso o nome. Pode ser servida como petisco ou compor massas e risotos.
2. Araruta
É muito nutritiva e, dessa planta medicinal é possível extrair um amido sem glúten que pode substituir o trigo ou a aveia. Também pode ser usada no preparo de mingaus.
3. Serralha
É amarga e deve ser deixada de molho na água fria ou no caldo de laranja lima para eliminar esse sabor e, depois, refogada no alho para acompanhar pratos como feijão e angu.
4. Ora-pro-nóbis
Muito conhecida em Minas Gerais, é usada principalmente com frango, feijão e angu. Também funciona como corante verde. Tem sabor mais neutro e não deve ser picada para não ter baba.
5. Beldroegão
Planta rica em proteínas, cálcio, magnésio e zinco. Deve ser cozida ou refogada antes de ser consumida. Muito usada em saladas.
6. Capuchinha
As folhas, as sementes e as flores são comestíveis. Tem sabor picante e pode ser usada no preparo de molhos ou na salada.
7. Taioba
Um clássico da cozinha caipira, é muito saborosa e pode ser consumida como acompanhamento de feijoadas ou para fazer um rocambole vegetal. Precisa ser cozida para o consumo.
8. Picão-preto
Nutritiva e saborosa, tem alto teor de ferro e zinco, e deve ser cozida antes de ser consumida. Muito usada no arroz de picão e também no chá que pode ser tomado com gotas de limão.
9. Capiçoba
Semelhante à rúcula, tem um sabor mais ardido e é boa para utilizar em pizzas, pães e para acompanhar alguns pratos refogadinha ou mesmo crua, na salada.
10. Caruru
É rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio. Muito usada no interior para acompanhar carnes ou no meio do feijão. Seu sabor é muito similar ao do espinafre.
11. Urtiga
É uma das plantas mais ricas em ferro e, em alguns países, como na Itália, é um item famoso na culinária, usada em uma sopa chamada zuppa di ortiche, que é uma raridade.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!