Caso saia vencedor, o Galo pode disparar e se firmar de vez como principal candidato ao título, o Rubro-Negro com dois jogos a menos, se somar três pontos, mantém a chama acesa pelo tricampeonato
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Flamengo e Atlético-MG se enfrentam neste sábado (30), em duelo válido pela 29ª rodada do Brasileirão. O confronto pode ser um divisor de águas no campeonato.
Caso saia vencedor, o Galo pode disparar e se firmar de vez como principal candidato ao título, o Rubro-Negro com dois jogos a menos, se somar três pontos, mantém a chama acesa pelo tricampeonato.
Por outro lado, os times se encontram em momentos diferentes. O carioca está em crise, após ser eliminado na Copa do Brasil, já o mineiro está classificado e é o líder isolado do Campeonato Brasileiro.
O tão esperado confronto terá um Rubro-Negro em baixa sob o comando de Renato Gaúcho. Depois de sucessivos tropeços e de ser eliminado pelo Athletico na Copa do Brasil, o time carioca talvez esteja no seu pior momento na temporada. O clube da Gávea atravessa uma fase de intensa turbulência, dentro e fora de campo.
Nos bastidores, o clima não é nada agradável. Na última quarta-feira (27), ainda no vestiário, Renato deixou seu cargo nas mãos da diretoria, que recuou e bancou a permanência do treinador. Além disso, a crise se expande ao departamento médico, que anda sendo julgado pelas recorrentes lesões de diferentes jogadores. Uma derrota contra o Galo pode ser o "detonador" do pesado clima no Ninho, já que praticamente descarta o time da disputa do Brasileiro.
Em compensação, o Galo vem em alta para o confronto no Rio de Janeiro. Após eliminar o Fortaleza, no Ceará, pela Copa do Brasil (6 a 1 no placar agregado), o time de Cuca ainda conseguiu poupar alguns atletas, o que faz com que o clube chegue com força máxima para sábado.
Uma vitória aumentaria consideravelmente as chances do Galo ser bicampeão nacional e conquistar um título que não conquista desde 1971. Ao contrário do rival que está passando por um momento conturbado, o Atlético-MG vive momento de paz nos bastidores, com os mecenas dando suporte e com a construção do estádio avançada.
O duelo deste fim de semana pode botar um dos times em vantagem em relação aos últimos confrontos. Na última década, o retrospecto é equilibrado entre as esquipes. Desde 2011, são 24 jogos, com 10 vitórias para cada lado e 4 empates.
Assim como aconteceu nos últimos anos, o Galo encara o time da Gávea em crise e tem a possibilidade de demitir o terceiro técnico rubro-negro seguido.
Assim como aconteceu com Dome, em 2020 e com Ceni, em 2021, Renato Gaúcho balança no cargo às vésperas do confronto. O treinador inclusive foi alvo de xingamentos e ouviu cantos com referências a Jorge Jesus no último jogo.
Fora de campo, as duas equipes foram parar no STJD, por causa da liberação dos ingressos para o Atlético-MG, no Maracanã.
O órgão determinou, na tarde desta última sexta (29), que o Rubro-Negro liberasse a quantidade solicitada para o Galo, caso contrário, o clube carioca poderia ser punido e multado em 100 mil reais.
Confira a nota do STJD:
Após receber as manifestações solicitadas, o presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha determinou na tarde desta sexta, dia 29 de outubro, que o Flamengo disponibilize imediatamente a carga de ingressos solicitados pelo Atlético/MG para o jogo válido pela 29ª rodada da Série A. Otávio Noronha determinou que os ingressos sejam vendidos on-line e deu o prazo de duas horas, contados da intimação, para liberação dos ingressos sob pena de suspensão dos responsáveis e multa de até R$ 100 mil, conforme violação prevista no artigo 223 do CBJD
Em despacho, o presidente do STJD do Futebol determinou ainda que todas as exigências sanitárias impostas pelas autoridades locais deverão ser fielmente observadas pelos torcedores do Atlético/MG, desde a aquisição e retirada dos bilhetes, até o ingresso no Estádio. Com isso, os ingressos disponibilizados e vendidos para a torcida visitante, deverão ser vendidos on-line e deverão ser identificados, pessoais e intransferíveis, adquiridos por meio de voucher a ser trocado nos pontos de troca, mediante apresentação da carteira de vacinação comprovando esquema vacinal de acordo com o estabelecido pela municipalidade, ou de resultado negativo do exame do Covid-19, e colocação da pulseira de identificação.
Com a presença da torcida mineira, a bola rola neste sábado (30), às 19h, no Maracanã. Flamengo e Atlético-MG duelam pelos três pontos em jogo que pode decidir o rumo das equipes no restante do Campeonato Brasileiro
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!