EXPECTATIVA: Futebol honesto do Corinthians sob Vágner Mancini mantém boas chances de vitória do Timão sobre adversários fortes

EXPECTATIVA: Futebol honesto do Corinthians sob Vágner Mancini mantém boas chances de vitória do Timão sobre adversários fortes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Todo ano, alerta-se que o Corinthians se encontra em uma situação irrecuperável, principalmente no que concerne às suas finanças. Uma crise que está sempre à espreita e que pode condenar o clube ao ostracismo de uma maneira nunca antes vista.

 

Não é que tais alertas não sejam válidos, uma vez que as contas do Timão estão de fato em um estado muito pior do que o de rivais como Flamengo e Palmeiras – este último ainda altamente ajudado por uma mecenas que, por meio de um patrocínio de quantias vultuosas, consegue “segurar as pontas” que poderiam se soltar no alviverde sem a sua presença.

 

Mas a análise fria das finanças do time acaba ignorando a força que ainda se encontra inerente à instituição, muito graças à sua grande torcida e até ao espírito que um clube multicampeão carrega por onde passa.

 

Entretanto, plataformas como a casa de apostas Betfair, que apontam os prospectos tanto de chances de vitória em jogos como também de vencer títulos para o Corinthians e outros tantos times espalhados pelo mundo, conseguem captar tais circunstâncias.

 

Isso se exemplifica pelo confronto entre Peñarol e Corinthians na Copa Sul-Americana, realizado no dia 13 de maio. Enquanto os donos da casa do Peñarol, que haviam vencido o Timão no primeiro confronto no Brasil por 2 a 0, tinham 41% de chances de vitória de acordo com o mercado da Betfair, o Corinthians possuía cerca de 34% na visita ao Uruguai.

 

Isso não significa que o Corinthians não pode, ou não deve, se focar em melhorar seu status dentro do futebol nacional e continental. O time que conquistou a América pela primeira vez em 2012 tem todo potencial para reconquistá-la em anos vindouros.

 

 

 

O “Mancinismo” continua firme e forte no Parque São Jorge

 

Poucos foram os times que passaram ilesos pelos problemas financeiros que acometeram todo o cenário futebolístico, dentro e fora do Brasil. E o Corinthians, apesar de todo o mau clima criado em torno do mau uso dos seus recursos, foi um dos clubes que conseguiu fazer boas contratações na temporada.

 

Boa parte dos destaques estão na parte ofensiva. O maior nome foi o meia-atacante Luan, ex-Grêmio, chegando ao time por uma quantia de quase 23 milhões de reais. Além de Luan, chegaram o também meia-atacante Rómulo Otero, por empréstimo do Atlético Mineiro, e o centroavante Jô, voltando para a Arena Itaquera após uma curta passagem pelo Japão.

 

Os reforços aumentaram as expectativas da torcida quanto à capacidade do Corinthians de conseguir títulos na temporada sob comando de um novo e jovem técnico, Tiago Nunes. Mas a estadia de Nunes pouco durou justamente por não conseguir extrair o melhor de seus jogadores a partir de seu trabalho inicial, dando lugar ao técnico Vágner Mancini no meio da temporada.

 

A confiança em Mancini não era das mais altas devido a sua falta de experiência em alto nível. Mas o técnico fez um trabalho muito melhor do que o esperado inicialmente. Da sua chegada até o fim da temporada no Brasileirão, foram 10 vitórias, 6 empates e 7 derrotas em 23 jogos, 8 pontos a menos do que o eventual campeão Flamengo no mesmo período.

 

 

O futebol do “Mancinismo” nunca foi muito vistoso, mas ainda assim bastante honesto. É o que ocorre atualmente mesmo nas derrotas como a sofrida contra o Peñarol em casa pela Copa Sul-Americana, onde o Corinthians dominou posse e chutes a gol, mas saiu derrotado por 2 a 0 muito mais por azar do que por falta de competência.

É de se considerar também que o time está mais fraco no lado criativo. O meia-atacante Juan Cazares, que teve impacto altamente positivo nas performances do time quando chegou ao Parque São Jorge em setembro do ano passado, foi para o Fluminense em abril deste ano. Logo, o setor ofensivo não se encontra mais tão potente, apesar dos melhores esforços de Luan no começo desta temporada.

Ainda assim, a esperança não está perdida. O futebol é uma verdadeira caixa de surpresas, e o Corinthians ainda se encontra no páreo de várias competições, desde o campeonato estadual até a já mencionada Copa Sul-Americana. Não-torcedores do Corinthians poderão até se surpreender caso vejam o Timão no lugar mais alto do pódio de alguma competição. Mas este não será o caso para o torcedor roxo do alvinegro paulista, que não perde a fé em meio a qualquer adversidade do seu querido time de futebol.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS