JOER: Do sítio para as quadras: a história dos meninos da Escola Mafalda Rodrigues

Equipe treina em quadra improvisada e fora das dimensões ideais

JOER: Do sítio para as quadras: a história dos meninos da Escola Mafalda Rodrigues

Foto: Secom - Governo de Rondônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Escola Municipal Rural Mafalda Rodrigues, localizada na BR 354, sentido Jaru, no Km 460, distante cerca de 50 km de Ariquemes atende ao ensino fundamental e o ensino médio, através de mediação tecnológica. A escola funciona em um terreno doado por uma associação e a quadra de esportes é um galpão que foi adaptado, demarcado e colocada goleiras. No entanto, suas dimensões são pequenas (15x10m), enquanto a metragem oficial é de 40x20m.

 

Na escola, o professor de educação física, Juan Adálio Barron Conray, não vê isso como um impeditivo para treinar, ao contrário, motiva os alunos e treina com três equipes de handebol (infantil masculino e feminino e uma juvenil masculino).

 

Demonstrando a garra e determinação de quem mora no campo, muitas vezes distante da cidade, em linhas de difícil acesso, essa garotada participou da fase municipal em Ariquemes e a equipe infantil masculino, composta por 11 alunos entre 12 e 14 anos, se classificou para a fase Macrorregional dos Jogos Escolares Rondoniense (Joer), realizada em Ariquemes de 5 a 10 de julho e executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Pra nós já foi uma vitória vencer escolas maiores, com estrutura para ideal de treino, com os alunos morando próximo da escola e tendo tempo de treinos, enfatiza o entusiasta professor Juan.

 

O educador diz que tem alunos que moram a até 50km distante da escola, “no fim das linhas”, diz ele, alguns demoram cerca de 1,5h para chegar. “Em época de chuvas pontes caem, bueiros rompem e o aluno não chega até a escola”, afirmou Juan.

 

 

O antigo galpão que foi adaptado para uma quadra

 

 

Os alunos ficam nas Linhas 118, 119, Canaã, Renato Natan e Raio de Sol.

 

Mas é gratificante quando competimos com escolas da cidade e vencemos, como aconteceu este ano” disse Juan. Lamentou que neste ano está retornando pra casa sem vencer a fase Macrorregional, mas fica o aprendizado e a vontade de no próximo ano superar mais este desafio. “Temos potencial e poderíamos ter vencido. Perdemos no detalhe, mas ano que vem tem mais”, lembrou o professor como que avisando as demais escolas para se prepararem, pois os “meninos do sítio estão chegando de novo”.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS