Equipe do técnico Mano Menezes empatou dois jogos e perdeu outro, mas mostrou mais consistência técnica e tática no segundo jogo com o Corinthians
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Buscando ritmo de jogo para a volta das partidas oficiais no segundo semestre, o que ocorrerá na próxima segunda contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro não conseguiu vencer no período da Copa do Mundo, empatando duas vezes e perdendo outra. Entretanto, deixou uma melhor impressão no último teste, no empate por 2 a 2 com o Corinthians, em São Paulo.
Mais organizado e produtivo em campo, o time logo marcou dois gols, ambos de cabeça: Henrique e Rafael Sobis. Defensivamente, o Cruzeiro também deu poucas chances nos primeiros 30 minutos de partida. Thiago Neves passou a atuar em uma posição diferente, mais avançado, fazendo uma linha com Rafael Sobis, e deixando Rafinha e Robinho mais abertos.
Entretanto, cometeu falhas individuais no sistema defensivo, no segundo tempo, e acabou levando o gol de empate do Corinthians. Mas, como foi falado pelos jogadores durante a semana, era esperada uma maior organização em campo e mais qualidade técnica em campo, o que foi mostrado diante do Corinthians.
Apesar disso, a equipe não conseguiu vencer seus testes no período da Copa do Mundo. Perdeu para o Corinthians por 2 a 0, no Mineirão. Também no estádio de Belo Horizonte, empatou por 1 a 1 com o Coimbra, em jogo-treino. Agora, empatou por 2 a 2 em São Paulo. Mas, para o técnico Mano Menezes, os resultados foram menos importantes no período.
- O período foi de recuperação dos atletas. Todos estavam num desgaste grande. Nossa pré-temporada foi quase que inexistente, via de regra para todo mundo. A cobrança sobre isso foi a queda de rendimento. A primeira coisa foi a recuperação física. Isso ajuda mais do que treino. Nesta última etapa, estamos caminhando para a retomada. Isso acontece de quatro em quatro anos, cria fatos novos e temos que fazer a leitura correta. A gente sabe que as coisas são assim, para dar tranquilidade aos jogadores. O Campeonato Brasileiro não definiu para aonde vai. É necessário terminarmos o primeiro turno do campeonato, ali teremos um parâmetro mais fiel do que é o campeonato. Você tem que encontrar todos para medir - analisou o treinador.
Para o treinador cruzeirense, na parte ofensiva, o Cruzeiro vinha errando em alguns detalhes, mas mostrou evolução no amistoso com o Corinthians.
- Nós temos qualidade nesse elenco para jogar com esse rendimento para mais. A gente vinha se precipitando um pouco. O trabalho foi conduzido para que a gente tivesse mais calma na construção das jogadas. Uns podem tirar o espaço de outros na construção. Quando os jogadores voltam de uma parada, eles querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O ideal é saber fazer. Está aproximando a hora do nível que pretendemos jogar.
O Cruzeiro volta aos jogos oficiais na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Mineirão, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Por ter vencido por 2 a 1, na Arena da Baixada, a equipe cruzeirense joga por um empate.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!