Técnico Rogério Micale anunciou a lista de 18 atletas que buscarão a inédita medalha de ouro olímpica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O treinador Rogério Micale anunciou nesta quarta-feira a lista de 18 convocados da seleção brasileira para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Os três atletas acima da idade olímpica (23 anos) foram o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, e os atacantes Douglas Costa, do Bayern de Munique, e Neymar, do Barcelona. A maioria dos atletas chamados atua no Brasil, com destaque para Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Santos, e Gabriel Jesus, do Palmeiras.
Entre os atletas que atuam fora do país, destacam-se o zagueiro Marquinhos (Paris Saint-Germain), e os meias Rafinha Alcântara (Barcelona), Fred (Shakhtar Donetsk) e Felipe Anderson (Lazio), todos com experiência na equipe principal.
O nome de Thiago Silva estava na lista de 35 pré-selecionados para a Rio-2016, mas o zagueiro foi excluído da lista final. Micale não quis confirmar se o atleta não foi liberado por seu clube, o PSG. "Prefiro não falar sobre os atletas que não foram convocados." O treinador baiano, que assumiu as seleções sub-20 e sub-23 em 2015, explicou a escolha de Fernando Prass, de 37 anos, que jamais vestiu a camisa da seleção brasileira.
"Peguei muitas informações sobre o que ele representa para seu clube, é um jogador de liderança. Vem se destacando e demonstrou ser bom em penalidades, o que pode acontecer. Tem o perfil técnico e de liderança, quer ganhar sempre. É isso que queremos hoje para a nossa seleção." O treinador não quis definir quem será seu capitão e disse que espera ganhar a confiança de Neymar.
"Eu ainda vou conhecer o Neymar, olhar no olho, conversaremos como homes que somos. Seria muito leviano falar sobre uma pessoa com quem não tenho um mínimo de convivência. Vamos esperar, conviver, e imagino que o Neymar possa exercer esse papel de capitão, como qualquer outro."
VEJA TAMBÉM: Goleiro brasileiro estava no aeroporto atacado: "muito medo"
O técnico da seleção principal, Tite, que abriu mão de dirigir a seleção olímpica, esteve presente na cerimônia na sede da CBF, na Barra da Tijuca. Micale admitiu que a saída de Dunga (que seria o treinador na Olimpíada), lhe deu maior autonomia na convocação e disse que espera contar com a ajuda de Tite no trabalho.
"Existia um trabalho conjunto com o Dunga, mas a partir do momento em que assumi a seleção olímpica a autonomia para convocar passou a ser minha. Conversei com o Tite, lhe dei as boas vindas, e gostaria muito de contar com ele em meu trabalho. É uma honra e um prazer ter o professor Tite ao meu lado. Não vou sentir nenhum tipo de constrangimento a recorrer a sabedoria dele."
A lista será enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1º de julho. No dia 14 de julho, ela será repassada à Fifa, com mais quatro suplentes, que serão intergrados ao grupo em caso cortes por lesão. Os atletas se apresentarão em 18 de julho, na Granja Comary, em Teresópolis, e a estreia na Olimpíada será contra a África do Sul, no dia 4 de agosto, em Brasília.
Os 18 convocados da seleção brasileira para a Rio-2016:
Goleiros:
Fernando Prass (Palmeiras)
Wilson (Atlético-MG)
Defensores:
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
William (Inter)
Meio-campistas:
Rafinha (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Inter)
Felipe Anderson (Lazio)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Thiago Maia (Neymar)
Atacantes:
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel Barbosa (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!