Brasil estreia na quinta-feira diante da República Dominicana na Copa Tuto Marchand
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
De olho na disputa da Copa América, a Seleção Brasileira masculina de basquete investiu na preparação física dos jogadores antes de iniciar a competição. Segundo o preparador físico, Diego Jeleilate, os atletas estão em condições diferentes e o trabalho é feito de modo a conhecer o estágio de cada um para desenvolver um planejamento de atividades.
“A primeira fase de preparação consistiu nas avaliações iniciais para termos um parâmetro de como os atletas chegaram, tendo em vista que cada um participou de um campeonato. Com essas avaliações conseguimos ter uma orientação do que deveríamos otimizar de trabalho para esses jogadores direcionando esse aperfeiçoamento físico para buscar o estágio ideal de treinamento”, explicou Jeleilate.
A Copa América é o principal desafio da Seleção Brasileira na temporada 2013 e começa no próximo dia 30. Os quatro primeiros colocados terão o direito de participar da Copa do Mundo da Espanha, que será realizada no próximo ano. Tamanha responsabilidade requer uma preparação específica. “Com os resultados, conseguimos uma forma individual para elaborar o treinamento dos atletas, potencializar suas deficiências e aprimorar o que a gente necessita para uma competição como a Copa América, tendo em vista a falta de homogeneidade física entre os atletas”, acrescentou o preparador físico.
O trabalho físico foi combinado com o tático, devido ao pouco tempo de treinamento disponível, contudo a comissão técnica já pensa nos ajustes finais. “Nesse primeiro momento nos enfatizamos os trabalhos de força e resistência específica. Como o período de trabalho é curto, nós buscamos na especificidade o aprimoramento físico. Então priorizamos aspectos táticos, controlando esses treinamentos e adicionando a parte física nesse conteúdo. Foi um trabalho bem extenuante, treinamos força, agilidade, até em dias de jogos. Daqui pra frente vamos mudar um pouco o enfoque, vai ser um trabalho mais de polimento, ajustes, finais, para chegarmos 100% na competição”, ressaltou.
O Brasil também dará sequência aos jogos como parte da preparação e nesta quinta estreia na Copa Tuto Marchand, contra a República Dominicana, em duelo marcado para as 19 horas (de Brasília). A Seleção ainda tem pela frente Argentina, Porto Rico e Canadá na competição.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!