Um público de aproximadamente quatro mil pessoas compareceu na tarde do último domingo no circuito da pista do Bosque, em Cacoal, para prestigiar a grande final do Campeonato Estadual Motocross. A prova foi marcada por uma participação em massa dos pilotos e emocionantes disputas na pista, onde cada um buscava se superar, para encerrar bem a temporada. Lucas Belém # 444 (65cc), Diego Hemming # 191 (85cc), Joelson Gonçalves # 45 (Nacional), Rômulo Scherer # 247 (MX Estreantes), Cândido Chagas # 93 (230cc) e Marco Túlio # 1 (MX2), foram os campeões do motocross rondoniense de 2009.
Após uma manhã movimentada de treinos acirrados e com a realização de duas baterias, sendo uma da MX Estreantes a outra da categoria 65cc, onde o elétrico vilhenense Lucas Belém # 444, de 9 anos de idade, campeão antecipado, mais uma vez correu absoluto, largando na ponta e liderando até a bandeiranda final, com uma ampla vantagem para o segundo colocado. Outro grande destaque da prova foi a participação do pequeno Guilherme Maschio # 144, de apenas 6 anos, da cidade de Pimenta Bueno, que participou de sua segundo corrida e garantiu seu primeiro pódio. Guilherme é filho do mecânico Giba e sobrinho do consagrado piloto Brizola.
Rômulo Scherer é campeão
Na disputa da categoria MX Estreantes, a disputa foi ferrenha tanto pelo título da prova, quando pelo troféu de campeão da temporada. A disputa começou com o veterano Pauzanes de Carvalho # 6, de Porto Velho, liderando, com três pontos a frente do vice líder Rômulo Scherer # 247, da cidade de Cacoal. Contudo na pista, a vitória foi tranqüila do ariquemense Cláudio “Badeco” Albuquerque # 999, que largou na frente e manteve-se na ponta a até vencer. Scherer completou a prova em segundo, somando 20 pontos, enquanto Pauzanes foi apenas o quinto e somou 11 pontos. Com o resultado, Rômulo terminou a temporada com seis pontos a frente e garantiu a conquista do título de campeão 2009.
Marquinhos vence na nacional
Mesmo com o título já definido, onde o piloto Joelson Gonçalves # 45, de Rolim de Moura já havia confirmado a conquista antecipada na prova de Ariquemes, a categoria Nacional também foi marcada por uma disputa acirrada, onde Marcos Cesar # 2 levou a melhor na disputa direta com o próprio campeão Joelson e com o novato Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura, primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente nas duas baterias e na prova.
Cândido campeão da 230cc
Depois de deixar escapar a conquista antecipada do título ainda na anterior, o líder da categoria Cândido Chagas # 93, de Santa Luzia, apesar de perder o traçado e as primeiras posições em uma das curvas, sou cadenciar o ritmo e já na primeira bateria garantir os pontos suficiente para a assegurar o título de campeão Estadual da categoria 230cc. O mato-grossense César Zamboni # 2 vencer a bateria, com o vice líder Rodrigo Mezzomo # 89, de Ariquemes, chegando em segundo. Com o título já garantido, Cândido foi mais tranqüilo para a bateria final e com uma largada prefeita, assumiu a ponta, onde manteve-se a receber a bandeirada final.
Marco Túlio vence duelo
O ponto alto da corrida, mais uma vez foi a disputa da categoria MX2, a mais forte do Campeonato Rondoniense, onde no duelo particular dos pilotos Marco Túlio # 1 de Ariquemes e Hugo Amaral # 57, de Porto Velho, o atual campeão levou a melhor. Marcou Túlio fez o melhor tempo nos treinos e largou na ponta, mas perdeu o traçado e a liderança para Hugo Amaral, que venceu tranqüilo a primeira bateria, com Túlio em segundo e o cacoalense Everson Júnior # 304 na terceira posição.
Na segundo bateria, Marco Túlio novamente na frente, com Amaral saindo em terceiro. Ainda nas primeira volta o piloto Mastter Motos passou Everson Júnior e quando encostou para deixar Túlio para trás, foi fechado pelo rival e acabou no chão, caindo assim para a quarta posição. Na ânsia de recuperar a ponta, Hugo caiu novamente e somente completou a prova na terceira posição, atrás do atual campeão e de Everson Júnior.
Para o presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, empresário Reinaldo Selhorst, a prova realizada no último fim de semana, na pista do Bosque, na cidade de Cacoal, foi digna de uma final de temporada, com uma excelente participação de pilotos, forte disputa na pista e a presença de um grande público. Reinaldo aproveitou para agradecer as parcerias importante para a realização de mais um grande evento, reforçando ainda as expectativas para a temporada 2010, que virá com muitas novidades e benefícios para o público e pilotos.
Para a realização de mais esta etapa, a FMR contou com a parceria da Prefeitura de Cacoal, deputado estadual Valdivino Tucura, Câmara de Vereadores, Cross Clube de Cacoal, através do presidente Flávio Kloss, apoio da Petrobras, Governo de Rondônia, Assembléia Legislativa, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, Castilhos Estruturas Metálicas, Ciclo Cairu e Cairu Transportes.
Classificação geral da 9ª etapa do Motocross
Categoria 65cc
1º - # 444 – Lucas Belém
2º - # 17 Mateus Zilli
3º- # 172 Igor Varconcelos
4º - # 171 Leandro Ribeiro
5º - # 144 – Guilherme Maschio
Categoria 85cc
1º - # 191 Diego Henning
2º - # – 800 Eduardo Alecrin
3º- # 444 Lucas Belém
4º - # 17 Mateus Zilli
5º - # 13 Felipe “Sombra” Sobrinho
Categoria Nacional
1º - # 2 Marcos Cesar
2º - # 112 Felipe Carvalho
3º- # 45 Joelson Gonçalves
4º - # 171 Ely Junior
5º - # 62 Akio Yamada
Categoria MX Estreante
1º - # 999 – Cláudio Badeco
2º - # 247 Rômulo Scherer
3º- # 43 Vitor Ferreira
4º - # 900 Washington Luiz
5º - # 6 – Pauzanes de Carvalho
Categoria 230cc
1º - # 2 – César Zamboni
2º - # 93 Cândido Chagas
3º- # 89 Rodrigo Mezzomo
4º - # 63 Talles Rodrigues
5º - # 27 Evandro Bucioli
Categoria MX2
1º - # 1 Marco Túlio
2º - # 57 Hugo Amaral
3º- # 304 Everson Júnior
4º - # 712 Alberto Brizola Maschio
5º - # 2 César Zamboni