O apoio do Governo do Estado, através da Secel - Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, aos atletas rondonienses tem gerado bons resultados. Um exemplo são os jogadores de futebol de 7, Mateus Evangelista, 14, e Arisom Silva, 18, que foram convocados para a seleção brasileira. Os dois fazem parte da seleção rondoniense de futebol de 7 pessoas, modalidade paraolímpica para portadores de necessidades especiais com paralisia cerebral.
“Ficamos muito felizes em saber que o trabalho da Secel tem dado frutos e ajudado bons atletas de nosso estado a conquistarem espaço no cenário esportivo nacional”, enfatiza Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Treinados pela Associação Rondônia Clube Paraolímpico, os garotos foram destaque no 8º Campeonato brasileiro de futebol de 7, que aconteceu em Campo Grande (MS) em novembro de 2008. O quinto lugar no campeonato valeu uma convocação para jogar na seleção brasileira paraolímpica. “Participar desse campeonato, e de vários outros realizados em 2008, só foi possível graças ao apoio da Secel que custeia as passagens aéreas e terrestres para os jogadores, além de fornecer material esportivo para as equipes treinarem”, conta Sílvio Roberto do Carmo, diretor de esportes da Associação.
Mateus e Arison conquistaram um espaço na seleção brasileira. Dia 28 de fevereiro eles viajam para São Paulo (SP) onde se apresentam ao treinador, mas a gerente de esportes da Secel, Ana Baraúna, lembra que ainda há muitos outros atletas que, com boas oportunidades, têm grandes chances de se destacarem.
“Estamos analisando projetos para em 2009 podermos apoiar ainda mais os atletas de Rondônia, principalmente criando oportunidades para eles treinarem com qualidade e poderem participar dos grandes eventos esportivos nacionais”.