Vanderlei Rodrigues, de Ji-Paraná, será o único representante da região Norte do país, participando do 1º Campeonato Asiático de Jiu-Jitsu, que acontece em tóquio, Japão. O atleta faixa marron de Jiu-Jitsu, conquistou essa vaga ao trazer para Rondônia a medalha de prata na categoria peso médio, até 83 quilos, no campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, promovido pela Confederação Brasileira e Confederação Internacional de Jiu-Jitsu, no Rio de Janeiro, em setembro. O campeonato asiático acontece nos próximos dias 27 e 28, no ginasio Tokyo Budoh-Kan, Tóquio, Japão.
*Desde o retorno de Vanderlei do Mundial no mês passado, o atleta vem se preparando fisicamente e técnicamente para o próximo desafio e, principalmente, lutando fora dos tatâmes por patrocínio, para poder representar o estado e o país no campeonato. "As dificuldades em conseguir apoio são constantes e sempre é muito angustiante. Chegamos às vésperas do embarque para ter certeza de que poderemos participar dos eventos, quando então aparece um apoio", relata Vanderlei. Almejando aperfeiçoar seu desenvolvimento técnico na modalidade e continuar a adquirir experiências em competições mundiais, o atleta tenta conseguir pelo menos as duas passagens aéreas para o Japão. Numa competição do outro lado do mundo, onde se leva mais de 24 horas para chegar ao destino, Vanderlei calcula ter gastos de aproximadamente 2 mil doláres (R$ 4 mil ), com despesas. O atleta confirma já ter o apoio da Fundação Jicred, fornecendo a passagem de ida.
*Os patrocinadores, além de valorizar o esporte, tem um espaço no quimono do atleta, onde poderá divulgar sua marca para o mundo todo, uma vez que a competição é divulgada por canais de televisão fechados especializados em esporte, por exemplo. Vanderlei está com viagem marcada para o dia 24.
*"Será minha primeira experiência fora do Brasil. Já disputei Mundiais, mas realizados aqui no país mesmo. Será muito gratificante para mim, poder estar no "berço" do jiu-jitsu", disse Vanderlei, lembrando que suas conquistas não são suas e sim "uma conquista para o esporte e para Rondônia".