O VOTO NO RONDONIAOVIVO
Seguindo com a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Velho, nesta quinta -feira,08, nós conversamos com Leonel Bertolin, do PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro ). Acompanhe alguns trechos da entrevista.
CONHECIMENTO
Leonel Bertolin, que já esteve no serviço público, disse que participar do pleito é um ato de responsabilidade no sentido de tentar fazer algo pela população. O candidato enfatizou que apesar dos 106 anos completados este mês, Porto Velho ainda não tem um norte.
CICLOS
Frisou que Porto velho passou por vários ciclos de desenvolvimento, como borracha, ouro e usinas, mas não conseguiu andar para frente, definir sua economia.
EIXOS ECONÔMICOS
Disse que como prefeito pretende atuar em quatro frentes. Incentivo à agricultura, dando condições para que pequenos e médios produtores possam produzir nos mais de 164 mil hectares de áreas degradas na capital.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Promete quebrar com a burocracia que existe dentro da prefeitura que, segundo Bertolin, emperra investimentos e inciativas que possam alavancar a economia. Quer dar oportunidade a 32 mil jovens formados na capital que não tem oportunidade para o primeiro emprego.
LEITE
A cidade é o quatro produtor de leite no estado e não tem um laticínio para comprar a produção e incentivar o produtor, inclusive fomentando a produção de derivados. Disse que a prefeitura acabou com a certificação e prejudicou os pequenos produtores.
TURISMO
O candidato do PTB citou que Porto Velho tem inúmeras fontes turísticas que não são exploradas. Não aquecem a economia porque a prefeitura não tem inciativas nem projetos. O turismo em alta movimenta quase todos os setores da economia, de acordo com o candidato. É uma grande cadeia de negócios, esclarece.
SANEAMENTO
Marco Regulatório do Saneamento Básico precisa ser levado a sério. Existe muito dinheiro vindo do BNDS para viabilizar as obras necessárias, mas são necessários projetos eficientes que possam fazer o dinheiro chegar.
OBRAS
Tem projeto para um grande canteiro de obras que aqueça a economia e haja geração de emprego e renda. Bertolin argumenta que tudo está voltado ao desenvolvimento, mas é preciso pulso firme e inciativa do gestor.
MOBILIDADE URBANA
Porto Velho é vergonha em transporte público afirma o candidato. Segundo ele, as pessoas andam de ônibus por obrigação e não por prazer. Pretende implantar terminais de integração e estações tubo pegando como exemplo o transporte público de Curitiba, no Paraná.
ALTERNATIVAS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Bertolin disse que sabe onde e como buscar dinheiro para investimentos. Além do BNDS, existem opções como o banco da Amazônia, organismos internacionais e ainda emendas parlamentares vindas do Governo Federal.
SAÚDE
Não funciona por falta de conhecimento e equipe técnica preparada que saiba fazer aplicação correta de recursos que acabam voltando para o Governo por incapacidade de gestão, garante Bertolin. Não há visão administrativa para gerir recursos, afirma o candidato do PTB.
ALUGUÉIS
Vai acabar com a farra de alugueis e usar o dinheiro aplicado nisso na construção de um grande Centro Administrativo para concentrar todas as secretarias e desburocratizar o atendimento ao público.
EDUCAÇÃO
Bertolin citou que a inoperância e omissão dos vereadores contribuíram para que as crianças da zona rural ficassem mais de dois anos fora da escola e que agora terão ensino redobrado para compensar o caos ocorrido pela má gestão na educação.
COMEÇO
Bertolin afirma que não tem como implantar seus projetos em quatro anos, mas poderá dar uma largada importante em um processo que é bem complexo.
AGENDA BRENO MENDES
O candidato do Avante inicia a sexta -feira 8h no bairro Caladinho, zona Sul com “adesivaço” e também faz Live em sua página no Facebook. Também haverá concentração no Campo da Flor de Cacto. A partir das 11h ele se reúne com servidores públicos municipais e as 14h acontece outro “adesivaço” no Comitê da Av. Guanabara, número 1439, bairro Nossa Sra. das Graças.
AGENDA VINÍCIUS MIGUEL
O candidato a prefeito de Porto Velho pela Coligação Cidadania 23, Rede Sustentabilidade e PDT, Vinícius Miguel, cumpre nesta sexta-feira agenda com apoiadores de diversos segmentos da sociedade.
FUNCIONANDO
A Prefeitura de Porto Velho informou que duas novas linhas entraram em circulação na capital. Elas vão atender o Cohab, na zona Sul, e Ulisses Guimarães, na Leste.
LOGÍSTICA
No Cohab são dois veículos em circulação que fazem integração com as linhas 100 – Expresso Campos Sales, 101 – Expresso Norte Sul e 103 – Expresso Shopping. Os usuários deverão desembarcar na avenida Jatuarana, esquina com rua Sucupira para fazer a integração com estas linhas.
LOGÍSTICA 2
Já a linha Ulisses Guimarães, que também está circulando com dois veículos, faz integração com as linhas 103 – Expresso Cantuária, 104 – Expresso CPA e 107 – Expresso Hospital de Base (Via Shopping). Os usuários poderão fazer a integração na avenida Mamoré, no trecho entre as avenidas Alexandre Guimarães e Rio de Janeiro.
PROTEÇÃO ANIMAL
A Secretaria Municipal de Integração (Semi), informa que será realizado o cadastramento de instituições ligadas a proteção e defesa animal para o eventual auxílio no fornecimento de ração para cerca de 30% dos animais presentes no abrigo.
HABILITAÇÃO
Poderão habilitar-se, para o credenciamento, instituições que atuam na defesa e proteção de animais que estão em situações de vulnerabilidade, aptas nos termos das leis vigentes e contempladas pelo edital nº 001/2020/Sema, de 05 de outubro de 2020.