ESPAÇO ABERTO: Exames rápidos atestam negativo para pacientes positivo

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Exames rápidos atestam negativo para pacientes positivo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PERIGO
 
Dezoito pessoas que tiveram coronavírus fizeram o exame rápido que está sendo realizado, em todo o estado, e tiveram uma surpresa. Todos tinham sido contaminados pelo Covid-19, ainda estavam em recuperação e 15 tiveram resultado negativo após a testagem rápida.
 
COMO FUNCIONA
 
Segundo alguns infectologistas, o teste rápido serve para identificar pessoas que estejam com anticorpos e não com o vírus. No caso de pacientes contaminados, mesmo tendo sido já curados, o teste não poderia dar negativo.
 
CICLO
 
Quando uma pessoa contraí coronavírus, normalmente no terceiro dia ela já apresenta infecção. Entre o sétimo e o décimo dia o paciente, em situação normal, já criou anticorpos que vão eliminar o vírus. É por isso a recomendação do período médio de 15 dias para quarentena.
 
IDENTIFICAÇÃO
 
Um paciente que teve Covid-19 passou por todas essas condições citadas acima,  independente  de ter feito ou não algum exame clínico. Se ele for fazer o teste rápido,  terá que testar positivo.  Dá para se dizer que o resultado é uma situação considerada de alívio pois evidencias científicas garantem que a probabilidade de reinfecção é muito remota.
 
RISCO
 
O temor dos infectologistas é as pessoas testarem negativo mesmo estando com o vírus no corpo. No caso do teste rápido isso pode ocorrer em muitas amostragens justamente porque o teste identifica anticorpos e não o vírus. 
 
RISCO 2
 
Os testes rápidos, segundo os infectologistas, também resultam negativo para quem não tem anticorpos. É nesses casos onde mora o perigo, pois o paciente pode estar com o vírus na fase inicial de contaminação e isso não será detectado pelo teste rápido. 
 
OUTRO LADO
 
O Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo,  disse, na tarde de ontem, que o falso negativo nas testagens rápidas é de apenas 18%.
 
SEM LEITOS
 
Durante entrevista com a presença de representantes dos hospitais particulares de Porto Velho, também foi reforçada a situação de lotação completa de todos os estabelecimentos de saúde. No momento, só ocorre internação quando abre vaga.
 
DESCASO
 
O Sindicato Médico de Rondônia disse ontem que o Governo ignorou um plano apresentado em março para enfrentamento à Covid-19. Entre as sugestões, segundo o Simed,  estava a proposta para construção de hospital de campanha utilizando a Policlínica Oswaldo Cruz e a Fatec localizadas ao lado do Hospital de Base.
 
MAIS DE 300 NOVOS LEITOS
 
Segundo Flávia Lenzi, presidente do Simero, pelo plano seria possível colocar de 300 a 400 leitos, onde ficariam pacientes leves da Covid e em separado os pacientes não graves do HB. Flávia enfatiza que  Isso deixaria muitas enfermarias do HB disponíveis para que seus quartos fossem transformados em UTIs.
 
ORDEM PARA FECHAR
 
A Justiça do Trabalho determinou nesta quinta-feira (4) que o banco Itaú afaste os funcionários e feche imediatamente a agência, localizada na rua José de Alencar, no Centro de Porto Velho.
 
 
COMPARECIMENTO
 
A medida vale  até que seja feita a desinfecção/higienização completa das instalações. A decisão é da juíza do Trabalho Titular da 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Cândida Maria Ferreira Xavier, após o banco ter imposto a uma empregada com Covid-19 a comparecer na agência para apresentar laudo médico.
 
SANSÕES
 
A medida deverá ser cumprida no prazo de 24 horas, sob pena de  multa no valor de R$ 100 mil por dia, podendo chegar a R$ 1 milhão, além do possível cometimento de crime por infringir determinação do poder público e por desobediência à ordem judicial.
 
TAMBÉM FECHOU
 
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Laerte Gomes, determinou lockdown no prédio da Casa de Leis até o dia 12 de junho. Laerte informou que teve que tomar a decisão drástica por conta da grande quantidade de servidores infectados pelo novo coranavírus.
 
 
FUNCIONAMENTO
 
A partir do lockdown os servidores deverão permanecer em casa de sobreaviso e disponíveis para imediatamente comparecer à ALE e atender eventual necessidade emergencial. As atividades serão cumpridas em home office durante o horário de expediente, em regime de sobreaviso por contato telefônico ou outro meio eletrônico. 
 
ENQUETE
 
Rondoniaovivo pergunta para seus leitores qual a avaliação para os 500 dias de governo de Marcos Rocha no comando do Estado. Até o fechamento desta coluna a avaliação negativa chegava a quase 80%. 
 
RUIM
 
A falta de experiência e habilidade política parecem ser fatores determinantes para o desânimo dos internautas em relação ao governo Marcos Rocha. A pandemia, nesse caso, imagino que  nem pode servir de referência para o descontentamento das pessoas.
 
POUCO DIÁLOGO
 
A gestão da porta para dentro me parece ser um fator determinante para a popularidade baixa do governador. Aliás, essa é uma das grandes reclamações de bastidores no Parlamento. 
 
INTERIOR
 
O trabalho burocrático do Departamento de Estradas de Rodagem, por exemplo, também parece ser um indicador do descontentamento, principalmente no interior. 
 
A falta de reparos e pavimentação de rodovias estaduais imprescindíveis para a econômica do Estado arranharam bastante a imagem do governador junto aos deputados.
 
940 DIAS
 
Esse é o tempo que resta para Marcos Rocha pôr em prática todos os projetos que achar importante para o desenvolvimento do estado. A enquete está disponível para votação na página do Rondoniaovivo no Facebook.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS