ELEIÇÕES 2024: Léo apresenta propostas em último debate na TV antes do 1º turno

Debate aconteceu na noite de ontem (03)

ELEIÇÕES 2024: Léo apresenta propostas em último debate na TV antes do 1º turno

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A três dias da ida dos eleitores até às urnas eletrônicas em várias regiões de Porto Velho, o debate da Rede Amazônica nesta quinta-feira (03) poderia servir para debate saudável de propostas para a maior cidade de Rondônia, além de ajudar as pessoas indecisas a definirem o seu voto. 
 
Porém, a candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil), Governo do Estado e Assembleia Legislativa simplesmente não apareceu e “deu a desculpa” de que havia outros compromissos assumidos. 
 
Contudo, o debate está marcado há meses, com uma reunião que definiu as regras com sorteios no dia 20 de setembro. 
 
“Infelizmente, mais uma vez, a candidata Mariana foge do debate. Isso não é somente sobre a ausência. É falta de compromisso com a população, que precisa conhecer as propostas para tomar uma decisão muito importante nos próximos dias. Fugir do debate é falta de responsabilidade. Eu pergunto a todos: vocês entregariam a chave da cidade para alguém que não cumpre com suas responsabilidades? Não é à toa que construiu um grande grupão para que possam governar por ela”, observou Léo logo na abertura da transmissão ao vivo. 
 
 
Saneamento básico
 
Ao fazer a primeira pergunta para o candidato do Solidariedade, Léo expôs seu conhecimento sobre saneamento básico e o que vai fazer nesse setor em Porto Velho se for eleito:
 
“A cada real investido em saneamento, economizamos 9 em saúde curativa. A realidade é que essa responsabilidade está com o Governo do Estado e nós vamos retomar para o município. E com a sessão onerosa, que está prevista em lei, que são 200 milhões de reais, nós vamos investir imediatamente na saúde. Não faz sentido a população ser penalizada com índices piores do que em todas as capitais do Brasil e comparados à países africanos”, indica ele. 
 
Que segue: “Isso traz doenças, desinteria, problemas sanitários, doenças infectocontagiosas. Nós também não vamos aguardar o prazo final da legislação para 2033, que é o Marco do Saneamento Básico. Nós vamos construir poços para atenuar todos os problemas que a população tem enfrentado nesse dia a dia”. 
 
O candidato do Podemos ainda explicou como irá os recursos previstos em lei para outro setor que está caótico em Porto Velho. 
 
“É bom que se diga que esse recurso dos 200 milhões falam o que querem fazer, mas não sabem como. Nós vamos aplicar isso imediatamente na saúde, onde falta remédio, onde falta médicos especialistas. Inclusive máquinas para realizar os exames, como podemos ver que a UPA da zona Leste está sem máquina para fazer raio-x. E a UPA abarrotada de gente, sem o menor compromisso com relação à planejamento e entrega para a população que tanto precisa e tanto carece”. 
 
 
Sem perder a classe
 
Apesar do candidato do PDT, partido que está sob o comando do ex-senador Acir Gurgacz, ter tentado desestabilizar Léo falando de sua família e de possíveis acordos escusos, o candidato do Podemos procurou falar de propostas, tanto do meio ambiente quanto de sua atuação enquanto esteve à frente do Detran como diretor-geral. 
 
“O importante é ter centralidade neste momento e focar no que é importante, que é discutir propostas. Graças a Deus onde passei nessa trajetória política, nós fizemos a diferença. Não foi à toa que fui o mais atuante como vereador, como deputado estadual e federal. O que me trouxe experiência para fazer as mudanças que Porto Velho realmente precisa. Nós fizemos uma gestão de excelência no Detran. Fizemos uma gestão que realmente promoveu a revolução, a ponto de pela primeira vez acabar com taxas. Acabamos com mais de 30 taxas, acabamos com mais outras 20. Promovemos a desburocratização e a aceleração”. 
 
Ele prosseguiu: “No meio ambiente vamos focar em educação ambiental nas escolas de tempo integral. Vamos discutir educação ambiental em todas as áreas da nossa cidade. Passamos por problemas de estiagem, uma seca muito grande. E a prefeitura descontinuou a brigada municipal de incêndio, bem como realizar fiscalizações, para que possamos coibir pequenas queimadas nos terrenos baldios e também em toda a área rural da nossa capital”. 
 
Mesmo com a insistência de Célio em atacar a família de Léo, que continuou debatendo propostas para que possam melhorar a vida dos porto-velhenses. 
 
“Nós não queremos baixar o nível, nós queremos conversar sobre propostas que possam melhorar Porto Velho de forma urgente. Infelizmente o candidato remonta a falar de família, algo baixo, que esse rapaz tem que aprender a respeitar as pessoas. Eu lhe digo, que seu padrinho político é o Acir Gurgacz. Eu fui premiado como um dos 20 melhores parlamentares do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Uma das 150 cabeças mais importantes do Congresso Nacional. O único líder de partido na história do Congresso. Apesar da independência, levei o protagonismo de Rondônia para o resto do país. Infelizmente, o seu padrinho, aquele que você é filhote, é um dos piores do Congresso Nacional”. 
 
Léo ainda continua: “Ele teve problemas com a justiça. Não sei se você o visitou, mas eu acho que você não pode ser um afilhado ingrato. Nós estamos aqui para discutir propostas. Poderíamos falar, por exemplo, de alagações, onde vamos construir diques, que são grandes piscinas, para conter o que realmente prejudica o povo. Poderíamos falar sobre nosso projeto da Casa do Autista, para acolhimento, tratamento precoce, para conseguir mutirão para fechamento de laudo”. 
 
 
Limpeza da cidade e servidores
 
Léo questionou qual o plano de limpeza urbana que o candidato do Solidariedade terá para a cidade, onde ressaltou que vai valorizar os servidores do setor e de outras áreas, como saúde e educação. 
 
“Nós teremos um realinhamento salarial para esta categoria. Aliás, diga-se de passagem, para todos os servidores públicos municipais. Nós temos uma história real. Não vamos fazer o que já foi feito. Já fizemos muito pelos servidores na área da saúde e educação, onde vamos discutir o fim do ponto eletrônico. Vamos discutir a contratação de mais profissionais. Temos nosso plano de ação previsto no nosso Plano de Governo, onde divulgamos o que faremos nos primeiros 30 dias, 3 meses, 6 meses e 1 ano”. 
 
 
O candidato do Podemos reforçou o compromisso já assumido com os servidores da Educação em várias reuniões: 
 
“Na Educação não será diferente, onde vamos acabar com o ponto eletrônico, com o assédio que acontece atualmente. Encontrei uma gari, que comentou comigo, que ficava em uma praça, e mudam ela todos os dias, em locais diferentes. Simplesmente sem conversar com a categoria. Na Educação já temos a previsão de realizar concurso público já no segundo semestre de 2025. Temos como realizar contenção de despesas, com gastos desnecessários. Com digitalização dos documentos, desburocratização, para que a cidade possa viver de forma mais harmoniosa”. 
 
 
Coligação com o povo
 
Em suas considerações finais, Léo reforçou a coligação que tem apenas com a população de Porto Velho: 
 
“Quero agradecer pela força que a população nos tem dado. Quero dizer a todos que estamos indo no caminho do segundo turno para mudar essa realidade. Nós temos condição de realmente tirar esse grupo político e colocar o povo no poder. Nós fizemos uma escolha: estamos coligados com a população. Por isso, eu digo a todos, como está na Bíblia: ‘Sejam fortes e corajosos. Nós vamos cruzar esse vale. Nós vamos passar por esse mar mexido. Afinal, eu nunca conheci um bom marinheiro que nunca tenha passado pela turbulência da tempestade”. 
 
E encerrou: “Nós estamos confiantes e certos de que faremos a diferença. Quero deixar registrado: muita fake news vai começar a acontecer. Muita mentira, muita inverdade, porquê nós estaremos no 2º turno. Sou Léo Moraes, é pra já, vamos para a vitória”. 
 
 
*MATERIAL PUBLICADO EM ACORDO VERBAL ENTRE PARTES
Direito ao esquecimento
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?
Você votaria em um candidato assumidamente homossexual?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS