MULHERES: Ieda Chaves propõe ampliação de mecanismos de combate à violência doméstica

Proposta é garantir atendimento humanizado e continuado àquelas que necessitam deste tipo de atenção

MULHERES: Ieda Chaves propõe ampliação de mecanismos de combate à violência doméstica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A garantia da segurança da mulher rondoniense é uma obrigação do poder público e o direito a ser acolhida por instituições preparadas pra esta finalidade também. Para isso Ieda Chaves defende ações públicas continuadas para acolher de modo mais humanizado mulheres vítimas de violência para garantir a mudança da realidade no que diz respeito ao cumprimento da Lei Maria da Penha. 
 
Mesmo com ocorrências diárias e mais frequentes em horários noturnos e finais de semana, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Família (Deam) ainda não atende à demanda após às 18h nem aos fins de semana. 
 
"Se é falta de estrutura, uma emenda parlamentar poderia destinar recursos para oferecer instalações adequadas para esse acolhimento. Se é um problema de escala de plantões, isso também pode ser resolvido para se chegar a um consenso. Precisamos ampliar os cuidados com as mulheres para que elas possam ter a segurança que necessitam para garantir seus espaços na sociedade", defende Ieda Chaves.
 
Casos de violência domésticas são recorrentes e crescentes em Rondônia. Um levantamento feito pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO) demonstra que nos últimos três anos mais de 18 mil processos de violência doméstica foram julgados em todo o Estado. Casos mais graves, envolvendo feminicídio, totalizam 81 processos. 
 
Os números foram divulgados na semana em que se comemora o dia da mulher (8 de março). "Se os casos são crescentes, a preocupação e as políticas públicas têm que acompanhar e evoluir para cuidados ainda mais eficazes, desde a recepção da denúncia até o acolhimento das vítimas", enfatizou Ieda. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS