MINC: Oficinas para discussão do Plano Nacional de Cultura ocorrem em dezembro em Rondônia

Atividade discutirá as diretrizes para a política cultural do país nos próximos dez anos

MINC: Oficinas para discussão do Plano Nacional de Cultura ocorrem em dezembro em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o propósito de orientar as políticas culturais do Brasil para os próximos dez anos, o Ministério da Cultura (MinC) realiza uma série de oficinas presenciais nas 26 capitais brasileiras, e no Distrito Federal, entre os meses de outubro e dezembro. Em Rondônia, a oficina ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro de 2024.

 

 O objetivo dos encontros é ouvir a sociedade civil para a discussão do texto-base do novo Plano Nacional de Cultura (PNC).

 

As oficinas começaram em 1º de outubro, em Brasília, e seguem para outras capitais ao longo dos meses. O segundo encontro ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro, em Mato Grosso do Sul. As próximas edições estão programadas para Pernambuco e Maranhão, nos dias 18 e 19 de outubro; Acre e Sergipe, nos dias 22 e 23 de outubro; Santa Catarina, em 29 e 30 do mesmo mês; além de Paraná nos dias 30 e 31.

 

Nas oficinas, produtores culturais, gestores, artistas e membros de comitês e conselhos locais podem se inscrever pelo link disponibilizado abaixo na matéria. A participação ativa desses segmentos é essencial para identificar os principais desafios culturais de cada estado, garantindo que a realidade local seja considerada na construção do novo PNC.

 

Durante a oficina, os participantes são divididos em grupos para debater os oito eixos do novo Plano: Gestão e Participação Social; Fomento à Cultura; Patrimônio e Memória; Formação; Infraestrutura e Espaços Culturais; Economia Criativa; Proteção Social, Emprego e Renda; Bem Viver e Justiça Climática; e Cultura Digital e Direitos Culturais.

 

Plano Nacional de Cultura

 

O Plano é um importante instrumento que orienta as políticas públicas de cultura no Brasil e foi criado pela Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Seu principal objetivo é garantir a diversidade cultural, o acesso à cultura e promover o desenvolvimento cultural do país, conforme o Art. 215 da Constituição Federal.

 

O Plano define princípios, diretrizes, objetivos e metas que têm impacto direto na vida das pessoas, pois orienta a elaboração e execução de políticas para o atendimento das demandas culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações geográficas, origens étnicas e faixas etárias.

 

Para que isso seja possível, sua elaboração tem como base um amplo processo de participação social, com discussões públicas e estudos que aproximam governo, sociedade civil e todos os atores envolvidos no cenário cultural do país.

 

Importantes parceiros estiveram ao lado do Ministério da Cultura ao longo da formulação do Plano, como o Sistema Nacional de Cultura (SNC), os Escritórios Estaduais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre vários outros.

 

O Plano atual, aprovado em 2010 e válido até 2024, desempenhou um papel importante na promoção e preservação da cultura brasileira ao longo dos últimos anos. Porém, o cenário cultural do país mudou bastante nesse tempo, trazendo novas tendências, desafios e necessidades.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS