Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com sede no município de Vilhena, foi selecionada como Pontão de Cultura de Rondônia no Edital de Seleção Cultura Viva - Fomento à Pontões de Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Esta conquista é um marco importante para a entidade e para a promoção da diversidade cultural em Rondônia.
A presidente da ACEMDA, Andréia Machado, informou que a entidade foi selecionada na categoria Estadual com o projeto "Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural". Este projeto visa promover a valorização e o fortalecimento da cultura e identidade de comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ribeirinhas em Rondônia.
Segundo Andréia, o Pontão Raízes Amazônicas tem como objetivo atender a um público variado, abrangendo essas comunidades tradicionais, e inclui atividades culturais gratuitas e inclusivas para todas as idades, garantindo o acesso de crianças, adolescentes, jovens e idosos a experiências culturais. Além disso, a comunidade em geral poderá participar de eventos culturais, como feiras e festivais, para vivenciar e celebrar a diversidade cultural da Amazônia.
"Estamos muito felizes em ser selecionados neste importante edital que vai desenvolver, articular e dar continuidade a ações culturais das redes de Pontos de Cultura, relevantes para a diversidade cultural brasileira e para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)", declarou Andréia Machado.
A atuação dos Pontões de Cultura ocorrerá com a participação de Agentes Cultura Viva e de um Comitê Gestor, a ser formado pelas entidades culturais selecionadas.
De acordo com Andréia Machado, o Comitê Gestor do Pontão Raízes Amazônicas contará com a participação de vários Pontos de Cultura de Rondônia, incluindo o Ponto de Cultura, Memória e Mídia Livre Serpentário Produções de Vilhena, a Associação de Ensino PREPARARTE Musical e Artístico e o Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga (EERGA) de Rolim de Moura, a Associação Jiparanaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abada - A.J-DACÁ de Ji-Paraná, e a Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá "Malhadinho" de Guajará-Mirim, que junto com a ACEMDA desenvolverão várias ações culturais em Rondônia.
Sobre os Pontões de Cultura
Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que promovem o acesso da população aos bens e serviços culturais nos locais onde atuam. Já os Pontões são entidades que desenvolvem, acompanham e articulam atividades culturais em parceria com redes regionais e temáticas de Pontos de Cultura e outras redes.
Sobre a ACEMDA
Com 9 anos de atuação, a ACEMDA tem como objetivo realizar projetos culturais, educacionais, ambientais e sociais no estado de Rondônia, na Amazônia Legal. A entidade já recebeu vários prêmios por sua atuação. Desde a sua fundação, foram realizados diversos projetos culturais para valorizar a cultura regional, com o objetivo de divulgar, preservar e resgatar a história e lendas dos ribeirinhos, quilombolas, sertanejos e pioneiros que, através de seus esforços, fizeram a história da Região Amazônica e que, aos poucos, têm suas histórias de vida esquecidas no tempo. Além disso, a ACEMDA trabalha para democratizar a comunicação, contribuindo para a garantia do direito coletivo à liberdade de expressão, por meio da promoção do direito à comunicação.
A ACEMDA produz vídeos documentários, revistas impressas, sites, cartilhas educativas, oficinas de fotografia, grafite, artesanato e dança, mostras de cinema, e festivais de música de forma livre, independente e colaborativa, retratando as manifestações culturais presentes no estado de Rondônia. É importante salientar que todas as ações e produtos, bem como os eventos produzidos, são oferecidos gratuitamente para a população.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!