Ele tem uma habilidade incomum para delinear rostos e formas em seus trabalhos como ceramista e escultor.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ele é escultor, ceramista e pintor. Este é o artista multifacetado Bruno Souza, de Porto Velho, Rondônia, que está entre os dez selecionados na Expo Favela, etapa estadual, para participar da seletiva nacional em São Paulo,que acontece nos dias 01, 02 e 03 de dezembro. A etapa estadual aconteceu nos dias 3 e 4 deste mês na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Reconhecido por seu talento, o artista demonstrou o amor pelas artes desde criança. Mas foi na adolescência, ao fazer um curso de pintura na Escola de Arte Téos, na Associação São Thiago Maior, na zona Leste da capital, que ele decidiu que seguiria essa.
De aluno, passou a instrutor na Associação São Thiago Maior, fundada pelo dedicado padre Enzo (italiano). Mas as portas começaram de fato a se abrir para ele após participar projeto “Cerâmica solidária”, realizado em Porto Velho, com apoio do Governo italiano.
Algumas das peças em exposição na Expo Favela - RO
Seu talento chamou a atenção e lhe rendeu um convite para fazer um curso sobre as técnicas em cerâmica na cidade de Caltagirone – Sicília, onde permaneceu durante três meses e, em seguida, retornou a Rondônia.
Em 2005 se inscreveu em um programa de bolsa de estudo do Governo italiano. Após longos dois anos na expectativa, veio a resposta positiva. Graças essa bolsa de estudos cursou artes aplicadas na Academia de Belas Artes na cidade de Catania, onde também fez pós-graduação.
Após concluir os estudos, foi para a França. Lá atuou como professor de artes e escultor. Voltou a Porto Velho em 2014 e desde então vem se dedicando as artes plásticas, deixando seu legado na capital rondoniense. Ele tem uma habilidade incomum para delinear rostos e formas em seus trabalhos como ceramista e escultor.
Ele faz desde lembranças artesanais a monumentos públicos – você encontra vários na cidade. O artista visual trabalha com resina e argila, assim como cerâmicas e louças artesanais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!