A ação está agendada para este domingo, o dia 15 de outubro, a partir das 10h, na Rua Prudente de Moraes – centro.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Cáritas Brasileira Articulação Noroeste (abrangendo Rondônia, Acre e parte do Amazonas) convoca ativistas, artistas e apoiadores da causa ambiental em Rondônia para se unirem a uma ação em comemoração ao Dia Internacional para a Redução dos Desastres, data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNISDR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres).
A ação está agendada para este domingo, o dia 15 de outubro, a partir das 10h, na Rua Prudente de Moraes – centro.
O evento consiste em realizar uma atividade de limpeza nas proximidades do Igarapé Guapindaia, nas proximidades do Espaço Cujuba, localizado na rua Prudente de Moraes, 2449 – Centro. Personalidades da cena artística estarão presentes para a realização da atividade, como Dom Lauro, Marcela Bonfim, Hely Chateaubriand, Eliézer Wanderley, juntamente com ativistas com Érika Melo, Iremar Ferreira e Márcia Mura.
A intenção por trás desse movimento é engajar a comunidade local na iniciativa e motivá-la a replicar a ação em suas respectivas áreas.
Este evento promovido pela Cáritas tem como objetivo conscientizar sobre os riscos ambientais associados à exploração das reservas naturais, buscando, assim, a redução de desastres nas áreas de Proteção Permanente. A atuação da Cáritas Brasileira é amplamente dedicada a situações de emergência, proporcionando assistência a comunidades impactadas por desastres socioambientais ou em situação de vulnerabilidade em zonas de risco, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
O projeto visa fortalecer a prevenção, promover iniciativas coletivas e tecnologias sociais, estabelecer canais de diálogo e colaboração com organizações sociais e atuar em conjunto com as autoridades públicas. O foco é a defesa e garantia dos direitos das pessoas afetadas, abrangendo áreas como assistência social, saúde, habitação, meio ambiente, segurança e educação, durante situações de desastres e emergências socioambientais.
No Brasil, a área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre) da Cáritas Brasileira foi estabelecida desde a fundação da organização e concentra seus esforços na prevenção de desastres, na resposta emergencial às necessidades de indivíduos e famílias impactados, bem como no fortalecimento das comunidades para torná-las mais seguras e resilientes diante dos desafios ambientais.
Dia Internacional para a Redução dos Desastres
13 de outubro é a data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a UNISDR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres). Instituído, em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais surgiu como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes. A data busca promover a reflexão sobre a problemática dos desastres, levando em conta as fases de prevenção, socorro e reabilitação.
Autor/texto: Cammy Lima
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!