RICARDO CASTRO: Professor lança livro com método para ensinar crianças dos 8 aos 11 anos a tocar violão

O musicista é de Porto Velho e já foi diretor da Escola de Música Jorge Andrade; fundou e foi também diretor da Escola de Música Laio, na zona Leste da capital

 RICARDO CASTRO: Professor  lança livro com método para ensinar crianças dos 8 aos 11 anos a tocar violão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O professor de música Ricardo Castro da Silva, de Porto Velho, Rondônia, lançou a obra infantil “Como Esinar Violão para Crianças de 8 a 11 anos", pela editora Temática. O trabalho foi contemplado na 1° Edição do Edital Alejandro Bedotti. Edital 83/2020/SEJUCEL-CODEC da Lei Aldir Blanc de apoio à Cultura.

 

O professor se diz apaixonado pelo ensino do violão, especialmente quando é voltado àscrianças e adolescentes,“pois é a melhor maneira de formar novos profissionais, ouvintes e público para a música”.

 

O editor do livro, Albel Sidney, musicista amandor e integrante da Academia Rondoniense de Letras, afirma que “Esta obra de Ricardo Castro é uma madura reflexão sobre o ensino violonístico voltado ao público infanti.Para realizar o seu intento ele buscou examinar a questão a partir do ponto de vista pedagógico-musical e foi na confluência entre o “pensar o ensino da música” e o “pensar o manejo do instrumento” que temos este livro que auxiliará muitos docentes da área musical”.

 

O editor destaca ainda que o autor buscou fundamento em autores consagrados e, depois, examinou quatro importante obras detalhadamente, de modo a avaliar como eles se debruçaram sobre o modo de ensinar violão às crianças.

 

“O livro de Ricardo Castro é uma obra de referêncai, de consulta, que servirá, também, para inspirar mais professores e seus alunos. Ser apreciado pelos leitores, que facilmente acompanharão o raciocínio analítico bem empregado pelo autor e poderão, ao par disso, assimilar fundamentos e estratégias de ensino. A música em Porto Velho, Rondônia, tem sido ensinada e aprendida com qualidade! Ricardo Castro tem feito parte da bela história desta capital amazônica que tem três unidades escolares públicas municipais voltadas ao ensino musical”, pontua o editor.

 

Sobre ao autor
 
 
Ricardo Castro é bacharel em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), licenciado em Música pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Católica de Rondônia.
 
 
Ele foi diretor da Escola Municipal de Música Jorge Andrade, de 2009 – 1011, diretor e fundador da Escola Municipal de Música Francisco Lázaro dos Santos – Laio/Porto Velho.
 
 
O professor atuou ainda como produtor cultural nos projetos Música na Estrada 2012 e 2013, Pré-Reveillon com a Banda Roupa Nova, em 2019 e no show com Fábio Jr (Ainda para ocorrer – foi adiado devido a pandemia).
 
 
Artigo
 
 
O professor já publicou os artigos:Educação, Cultura e Pesquisa: Estudo acerca da presença da música e educação musical como objeto de estudo Em Porto Velho/RO. O artigo foi escrito em parceria com Ezenice Costa de Freitas Bezerra e apresentado - Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) - XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS