DOCUMENTÁRIO: Francesa deixa vida confortável para viver em comunidade rural no Brasil

Em Castelo de Terra, Oriane abandona a vida em Paris para construir sua casa de forma autônoma, coletiva e sustentável

DOCUMENTÁRIO: Francesa deixa vida confortável para viver em comunidade rural no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O documentário “Castelo de Terra” mostra a trajetória da própria diretora, a francesa Oriane Descout, e seu companheiro Márcio Marreco, depois de ela deixar pra trás uma vida de classe média na Europa para montar, ao lado do companheiro, uma sociedade na zona rural de Minas Gerais. O filme estará disponível nas plataformas digitais da Descoloniza Filmes.

 

Oriane abandona a vida comum e o trabalho assalariado em Paris para construir sua casa de forma autônoma, coletiva e sustentável e passar a cultivar a própria comida. Tudo ao lado de Marreco.

 

Nessa linha mestra, o documentário apresenta diversos níveis de transição e questionamentos pessoais que surgem num contexto capitalista e muitas vezes frustram. Mostra como mudar de vida significa deixar a zona de conforto para se adaptar a outra realidade, forçando a reavaliação de certezas e hábitos.

 

Por outro lado, a sociedade em volta continua evoluindo, nem sempre na direção favorável aos caminhos alternativos. A crise política brasileira dos últimos anos, por exemplo, é um dos fatos que o casal não pôde e nem quis ignorar.

 

 É sobre esses questionamentos que Castelo de Terra discorre, principalmente por meio das conversas entre Oriane e Marreco, e da narração em off, contata por Oriane em francês.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS