Objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Porto Velho Shopping, administrado pela Ancar Ivanhoé, junto com o artista plástico Bruno Alves de Souza e o paisagista Thulio Castro, criaram a exposição em tamanho real “Amazônia em Nossas Mãos”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza e combater as queimadas enquanto todos são responsáveis. A exposição está na Praça de Eventos Calama, até o dia 27 de outubro.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só em 2019 foram queimados 24.944 quilômetros quadrados no bioma amazônico. A área afetada é quatro vezes maior comparada a 2018, quando foram queimadas 6.048 quilômetros quadrados.
“Sabemos que esse assunto não é recente, que temos problemas com as queimadas há anos, mas o tema é extremamente importante quando vemos números tão grandes de devastação. Por isso cumprimos nosso papel de agentes transformadores estimulando a população a olhar pela Amazônia e cuidar porque ela é nossa”, afirma Taciana Melo, gerente de marketing do shopping.
A exposição em tamanho real ganhou forma com galhos queimados, árvores, carvão em cinzas. Os animais empalhados foram cedidos pelo Mastozoologia & Vertebrados Terrestres da UNIR. As mãos gigantes foram produzidas pelo Artista Plástico, Bruno Alves de Souza e o paisagismo por Thulio Castro. O projeto conta com o apoio do Grupo Eletrosat, Antônio Araújo Reformas, Casa das Plantas e Emdur.
Conheça nossos projetos sustentáveis
Fábrica de Sabão
A Fábrica de sabão foi o primeiro projeto de sustentabilidade que o shopping implementou, desde 2017. O óleo coletado dos restaurantes da Praça de Alimentação somam mais de 22 mil litros. Deste óleo são reaproveitados 10%, para confecção de sabão em pedra e as velas.
Compostagem
A compostagem é feita através da coleta de restos de comida in natura como, frutas, legumes, verduras, borra de café, folhas secas e grama cortada, dos lojistas parceiros. A coleta começou em janeiro de 2018 com dois restaurantes para experimentar a compostagem. Com isso já colhido em torno de 1.400 kg de comida até abril/2019 gerando 1.966 kg de adubo composto.
Horta Orgânica
Em 2018 iniciou o projeto de horta, baseado na compostagem de alimentos da praça de alimentação. São 15 canteiros de horta com capacidade total de 3 mil mudas de hortaliças.
Bituca de Cigarro
Em março de 2019 iniciou a reciclagem de bituca de cigarro. Os pontos de coleta estão em todas as entradas do shopping. As bitucas são enviadas para uma empresa especializada que a transforma em celulose.
Loja Sustentável
Implantada em janeiro de 2019, para a comunidade participar na Coleta Seletiva a loja está localizada ao lado da Praça de Alimentação Calama, no 2º piso. Nela são divulgados os projetos e disponibilizados sabão e hortaliças produzidas no shopping.
Pilhas e Baterias
Já foram recicladas mais de 500 kg de pilhas e baterias. O shopping coleta esse material e envia para a empresa de destinação correta. Ponto de coleta: Loja Sustentável.
Capsula de café
O shopping utiliza o pó concentrado na capsula para a compostagem e o recipiente para artesanato e produção de vela e sabão. E já foram reciclados mais de 95 kg, em 2019. Ponto de Coleta: Loja Sustentável.
Lâmpadas
As lâmpadas utilizadas em todo o shopping que já não servem para uso são destinadas a empresa de reciclagem. Só em 2019 foram enviadas mais de 1.800 unidades de lâmpadas queimadas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!