PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

A Semana da Consciência Negra em Rondônia este ano, está sendo comemorada através de atividades promovidas por várias entidades

PROGRAMAÇÃO: Confira a coluna

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois que a prefeitura de Porto Velho divulgou a programação oficial do carnaval 2019, as escolas de samba se acordaram e começaram a marcar seus eventos.

 

*********

 

Exemplo é o GRES Acadêmicos da Zona Leste, que vai realizar o lançamento do seu samba enredo, no próximo dia 30, com a presença do interprete de samba enredo Siganerey que já foi da Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro.

 

**********

 

E tem mais, o sambista carioca é o autor do samba enredo da escola da Zona Leste. Por sinal, tive o privilégio de ouvir a gravação e posso garantir, que a obra é muito boa. Vai dar trabalho para Asfaltão, São João Batista e Império do Samba.

 

*********

 

Vale lembrar que uma das quatro escolas de samba consideradas grandes, vai cair para o Grupo de Acesso e quem cair, vai amargar a segunda divisão no carnaval de 2020. Por isso, a disputa no próximo ano não será fácil.

 

*********

 

A disputa entre as escolas de samba do Grupo de Acesso também não vai ser fácil, basta lembrar, que a famosa e respeitadíssima Escola de Samba Os Diplomatas está lá e vai fazer de tudo para retornar ao grupo especial.

 

*********

 

A grande concorrente da Diplomatas no Grupo de Acesso é a Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande que agora, tem como presidente o Antonio Chagas Campo o popular Cabeleira. Vamos ver quem tem pano nas mangas para convencer os jurados.

 

*********

 

Mudando de pau pra cacete, sem sair do lugar.

 

*********

 

A Semana da Consciência Negra em Rondônia este ano, está sendo comemorada através de atividades promovidas por várias entidades, entre elas a UNIR, Sintero e o Sinapír e pela primeira vez a programação, não está acontecendo apenas em Porto Velho, é em várias cidades de Rondônia.

 

*********

 

O principal eixo da programação 2018, é a comemoração do Centenário de Nelson Madela. Até bem pouco tempo, as comemorações pela memória de Zumbi em Porto Velho, se resumia a participação das chamadas religiões de Matrizes Africanas em especial o pessoal da Umbanda e Candomblé. Que de cima de um carro de som cantavam “Pontos”, estilo de música cantada nos terreiros, parecia até que em Rondônia todos os negros eram praticantes desse estilo de religião.

 

**********

 

Quero deixar bem claro, que não sou contra as religiões de matrizes africanas, muito pelo contrário, freqüento terreiros desde os tempos da Mãe Esperança Rita e Seu Albertino no Terreiro de Santa Bárbara e do Batuque de São Sebastião do Pai Celso, freqüentei e muito o Batuque Samburucu da dona Chica Macaxeira.

 

*********

 

No tempo da Mãe Esperança, Chica Macaxeira, Celson, Albertino e Mãe Eunice a maioria dos que “Baiavam” (dançavam), nos terreiros eram NEGROS e NEGRAS. De uns tempos pra cá, “elitizaram” os batuques e o que se ver nos dias de hoje, são pessoas da alta sociedade como empresários e intelectuais dançando nos Congás. Legal, só que essas pessoas têm um estilo de vida muito equilibrado, ao contrário dos que Baiavam até os anos Setenta.

 

*********

 

Tivemos a Accunera que até bem pouco tempo, reunia integrantes da maioria dos terreiros de Porto Velho e promovia às festividades alusivas a memória de Zumbi dos Palmares. Não sei se acabou ou mudou de nome, só sei que estou com saudade!

 

*********

 

Este ano, as entidades não conseguiram apoio financeiro dos governos estadual e municipal e por isso a programação foi assumida por entidades de classe, como Sindicatos no caso do Sintero e educacional no caso da UNIR e também do Conselho.

 

********

 

Bacana mesmo era quando o Movimento Cabeça de Negro comandava toda a programação. Bubu, Dada, Maracanã, Neguinho Orlando, Júnior e tantos outros não mediam esforço, para nos proporcionar uma programação cultural muito rica. Axé!

 

 

 

Circuito do Samba tem

presença de Ciganerey

 

O G.R.E.S. Acadêmicos da Zona Leste realiza no próximo dia 30 uma sexta-feira, Projeto Cultural Circuito do Samba e lançamento do Samba Enredo 2019, na voz do Interprete Ciganerey do G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha da cidade do Rio de Janeiro.

 

A verde rosa de Porto Velho, vai realizar um super evento chamado de Projeto Cultural “Circuito do Samba”, com direito ao lançamento do Samba Enredo com tema: “Negras Raízes – Os quatro eixos do povoamento negro em Rondônia”, pesquisa do historiador professor doutor Marco Teixeira que levará a Passarela do Samba “Edson Froes” em 2019 a influencia dos negros na formação do estado de Rondônia.

 

O circuito do samba terá como atração dois sambistas bem conhecidos da capital para serem homenageados no “Biografando o Samba – 2ª. Edição”, são eles, Antonio Tavernard e Hudson Souza, o Grupo Camafeu irá biografar seus sambas e viajar nas mais belas composições criadas por estes poetas. Além do briografando, a Acadêmicos da Zona Leste realiza também o tão esperado Concurso de Samba de Quadra – 2ª. Edição, concurso que novamente terá a participação de vários compositores/sambistas contará com premiações em dinheiro para os sambas vencedores.

 

Para a presidente da Acadêmicos da Zona Leste, Anny Mamedes, “É um projeto audacioso e corajoso, pois não é fácil fazer vários eventos em um só, sabemos da responsabilidade, e este Projeto Cultural Circuito do Samba é algo inédito em Rondônia e para que aconteça tem que ter amor ao samba realmente. A atração principal do evento, é o nosso amigo Ciganerey hoje intérprete oficial da Acadêmicos da Rocinha do Rio de Janeiro, acreditamos que será um sucesso. Desde já, convidamos a todos os sambistas a se fazerem presentes, lembrando que a entrada é gratuita e quem puder leve um 1kg de alimento não perecível será muito positivo para o trabalho social da escola. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes da zona leste da nossa cidade”, disse prof. Uilian Nogueira vice-presidente da escola.

 

A Zona Leste, foi a grande campeã dos desfiles do Grupo de Acesso no carnaval deste ano de 2018 e com isso, ganhou o direito de se apresentar pelo Grupo Especial no carnaval de 2019.

 

Os interessados em participar do evento, devem antecipar a compra do convite/mesa através do telefone (69) 99376-7694 ou 99258-6763.

 

 

SERVIÇO

 

O que: Projeto Cultural Circuito do Samba

 

1.Biografando o Samba 2ª Edição – Homenageados Antonio Tavernad e Hudson Souza

2.Samba de Quadra 2ª.edicão com premiação aos vencedores

3. Lançamento do Samba Enredo 2019

 

Atração Principal: Ciganerey, intérprete oficial do G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha do Rio de Janeiro

Por quem: GRES Acadêmicos da Zona Leste

Quando: 30 de novembro de 2018 – sexta-feira – 20h

Onde: Associação Comunitária Guadalupe – Av. Mamoré entre Av.Amazonas e Rua Raimundo Cantuária – Zona Leste de Porto Velho-RO.

 

Entrada: Grátis e se possível levar 1kg de alimento não perecível

 

 

 

 Novembro Afro em comemoração ao

centenário de Mandela, até dia 27

 

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, que este ano cai na terça feira. Apesar de não ser feriado nacional, alguns estados e cidades decretam feriado como é o caso do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.

 

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

 

Este ano, as comemorações no estado de Rondônia começaram no dia 12 com o evento do Sinapir coordenando a exposição Etnofotográfica e a assinatura do Termo de Adesão pelo governo estado ao Sinapir no Salão Nobre do CPA Rosilda Shokness e a tarde a palestra sobre o Centenário de Mandela no Ifro da Calama.

 

As atividades iniciaram no dia 12 com evento do Sinapir, Exposição e palestra no IFRO. No feriado da Proclamação da República 15 de novembro, aconteceu a “II Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, Racismo e Ódio Religioso” na praça Aluizio Ferreira. A programação segue até o dia 27 com o evento do DH JUS e Gepiaa organizado pelo professor Marco Teixeira e equipe.

 

 

Este ano várias entidades elaboraram atividades referente a  Semana da Consciência Negra no estado de Rondônia, exemplo, no último dia 14 aconteceu em Alvorada D’Oeste a atividade “Brasil de Todas as Cores” na EEEFM Santa Ana.

 

Acompanhe a programação até o dia 27:

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 Dia 19 - 08h - Encontro Estadual de Mulheres NegrasTema: Mulheres Negras Movem Rondônia - Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver! Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO – SINTERO - Porto Velho.

 

20/Nov - 08h - Centenário de Nelson Mandela - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO - SINTERO

Rolim de Moura

 

 

21/Nov

08h - Palestra: Centenário de Nelson Mandela - EMEF Dom Joao Paulo I

Alto Alegre dos Parecis

 

 

22/Nov

09h - Palestra: Racismo Institucional - Auditório da Sesau - Rua Pio XII, 2986 - Bairro Pedrinhas

Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Machado

Porto Velho

 

 

27/Nov

18h - Negritude e Movimento; O que esperar para os próximos quatro anos. Desfile com a temática Afro e da Cultura Afro Relogiosa, Roda de Conversa, Oficina de Turbantes, Hip Hop, Reggae, Maracatu e Samba

Mercado Cultural

Porto Velho 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS