Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O objetivo é levar as pessoas à reflexão e conscientização com respeito a violação de direitos humanos desse seguimento da sociedade.

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste dia 13 e amanhã 14 de junho o sistema Fecomércio – Sesc – Senac através da coordenação de Assistência do Sesc promove ação alusiva ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2016 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (IMPEA). O objetivo é levar as pessoas à reflexão e conscientização com respeito a violação de direitos humanos desse seguimento da sociedade.

No Brasil são comuns as denúncias relacionadas à negligência de cuidados da pessoa idosa, violência psicológica e abuso financeiro. Entre os anos de 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. E apesar do grande avanço na defesa destes direitos ainda há muito a ser feito. Nesse contexto, visando atender esse seguimento da sociedade o Sesc, desde 1963, vem realizando atividades destinadas a diminuir o desamparo e a solidão dos comerciários aposentados e, a partir de então, revolucionou o trabalho de assistência social de atenção à pessoa idosa. Sua atuação se estendeu ao envelhecimento ativo numa época em que, no Brasil, os cuidados privilegiavam o atendimento asilar.

Dessa forma, com o intuito de chamar a sociedade para reflexão sobre os caminhos que devemos adotar no combate à violência contra os idosos o Sesc estará realizando um pit stop entre as avenidas Calama e Presidente Dutra incluindo a distribuição de folhetos educativos.

O presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac Raniery Araujo Coelho destacou que ‘é importante para a sociedade estar conscientizada sobre este problema que aflige o seguimento da terceira idade e um dos compromissos do Sesc é também o de levantar estas questões para reflexão a todos uma vez que o trabalho de acolhimento aos idosos faz parte das ações sociais da instituição.’

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS