Cia Carne Agonizante com espetáculos e oficinas na programação do III Eita

Cia Carne Agonizante com espetáculos e oficinas na programação do III Eita

Cia Carne Agonizante com espetáculos e oficinas na programação do III Eita

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O III Eita - Encontro Beradêro em Dança acontece no Teatro Estadual Palácio das Artes acontece desde o dia 21 de outubro. Os três primeiros dias da mostra foram dedicados a produções locais e surpreendeu o público pela qualidade dos espetáculos.

A partir desta terça-feira, 25 grupos convidados participam da programação do III Eita. A Cia Carne Agonizante (SP) apresenta três espetáculos e oficinas gratuitas, conforme cronograma.

25/10/2016 - Espetáculo "O canto preso"

Sinopse: "O Canto Preso" é uma adaptação coreográfica do texto teatral "Bent", de Martin Sherman, dirigida por Sandro Borelli. Tendo como temas centrais o preconceito e o nazismo, Bent conta a história de um homem perseguido e preso por ser homossexual. Para amenizar seus horrores no campo de concentração, ele se fez passar por judeu, pois sabia que os homens que detinham o triângulo rosa em suas vestes estavam sendo massacrados pelos guardas da SS e humilhados pelos presos. Nesse lugar de sofrimento e extermínio em massa, se apaixona por outro homem de quem se torna amigo e amante.

Com intensa fisicalidade, o espetáculo cria uma atmosfera densa, alternando momentos de fragilidade e agressividade. Os dois personagens masculinos foram inseridos num contexto atual, com o objetivo de ampliar a discussão sobre territórios e fronteiras, liberdade e opressão. Em cena, duas figuras femininas, não existentes na trama original, são figuras metafóricas dos personagens masculinos.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli

Assistente de Coreografia: Rafael Carrion

Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion

Preparação Corporal: Jose Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo

Trilha Sonora: Sérgio Zurawsky

Luz: Sandro Borelli

Figurino: Grupo

Arte Gráfica: Gustavo Domingues

Fotografia: Júnior Cecon

Direção de Produção: Junior Cecon

26/10/2016 - Espetáculo Estado Independente

Sinopse: Inspirado na poética e na política revolucionária de Ernesto Che Guevara

Che colocou a postura ideologia à frente da própria existência e desafiou o “status quo” na América Latina e África em nome de uma revolução contra a miséria material e espiritual.

A pesquisa e a criação se apóiam na revolução política e poética proposta por Ernesto “Che” Guevara nos anos 50 e 60, na figura lendária do guerrilheiro “cidadão do mundo” como ele próprio se definia, e na sua permanência no imaginário coletivo como um personagem de espírito incorruptível, indomável, e disposto a lutar contra a injustiça social.

Em Estado Independente o grupo repercute as questões existenciais que permitam ao individuo, em grupo, buscar uma saída que lhe permita sonhar com um mundo socialmente justo, honesto e ético.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli

Assistente de Coreografia: Rafael Carrion

Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion.

Preparação corporal: José Ricardo Tomaseli e Vanessa Macedo

Trilha sonora e arte gráfica: Gustavo Domingues

Fotografia: Júnior Cecon

Luz: Sandro Borelli

Figurino: Grupo

Diretor de Produção: Júnior Cecon

27/10/2016 - Espetáculo Colônia Penal

Inspirado na obra homônima de Franz Kafka (1883 -1924) e na ditadura militar brasileira (1964-1985).

A abordagem da condição humana e social implícita nas obras de Kafka é de uma atualidade desconcertante; e se aproxima do que julgamos urgente e fundamental discutir na sociedade contemporânea. Kafka nos dá uma visão ampla e original do indivíduo em relação ao meio em que está inserido. A opressão, o aprisionamento e a desesperança deste homem que traz em si as marcas de sofrimento de um mundo alienado são temas recorrentes em sua obra.

O escritor Checo faz uma análise crítica sobre o instituto da pena, analisando os seus limites, a sinistra imposição de penas baseadas em castigos corporais pelo Estado e ilustra com clareza e precisão as barbáries que constituíam as técnicas medievais na aplicação desses castigos punitivos. É uma crítica aberta aos regimes despóticos nos quais o processo judicial e o direito de liberdade são subjulgados.

O espetáculo propõe que o insólito e o absurdo possam ser percebidos em várias situações: Numa detalhada descrição de métodos de tortura dos regimes antidemocráticos abrigando e encobertando assassinos; na cruel e irônica omissão de um observador estrangeiro;  na estranha relação entre o poder oficial e o condenado.

O coreógrafo Sandro Borelli e Grupo ampliam a pesquisa em direção as torturas cometidas pela ditadura militar no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80 resultando com a morte e desaparecimento de centenas de brasileiros contrários ao regime da época. Constrói uma estrutura de gestos, ações e movimentos resultando uma dramaturgia corporal teatralizada, para gerar um jogo de tensão no espectador.

Colônia Penal caracteriza-se como um atentado contra a dignidade humana. É o anti-herói kafkiano lançado, torturado e executado nos porões da ditadura militar brasileira.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli

Assistente de Coreografia: Rafael Carrion

Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion.

Preparação corporal: José Ricardo Tomaseli e Vanessa Macedo

Trilha sonora: Gustavo Domingues

Luz: Sandro Borelli

Cenografia: Grupo

Fotografia: Junior Cecon

Arte gráfica: Gustavo Domingues

Diretor de Produção: Júnior Cecon

OFICINAS

26/10/2016 - "Corpo como instrumento reflexivo e político"

Objetiva experimentar e desenvolver um trabalho de pesquisa corporal buscando descobrir peculiaridades que serão analisadas a partir do duplo registro da impressão e da expressão do corpo em movimento. Compreender o fenômeno artístico da dança e a relação que se estabelece entre o corpo e suas (des)organizações articulares e musculares. A oficina terá 3 horas de duração, conduzida pelo coreógrafo Sandro Borelli e serão ofertadas 30 (trinta) vagas gratuitas. Horário das 9h às 12h. Inscrições pelo e-mail: eitaproducaopvh@gmail.com

27/10/2016 - "Workshop - formatação e gestão de projetos culturais"

Proporcionar informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para as Leis de Incentivo à Cultura. O Workshop terá duração de 4 horas e será ministrada pelo produtor cultural Júnior Cecon. Serão ofertadas 20 (vinte) vagas gratuitas. Horário: 9h às 13h. Inscrições pelo e-mail: eitaproducaopvh@gmail.com

Sobre a Cia Carne Agonizante

Companhia de dança independente que desenvolve pesquisas e criações desde 1997 tendo em seu repertório 23 peças coreográficas: “Não te abandono mais, morro contigo” (2015), “Colônia Penal” (2013), “Eu em Ti” (2011), “Produto Perecível Laico” (2011), “Estado independente” (2009), “Artista da Fome” (2008), “Carne Santa” (2007), “Kafka in off” (2007), “Carta ao pai” (2006), “Adeus deus” (2005), “Ponto final da última cena” (2004), as duas últimas, montadas originalmente para o Balé da Cidade de São Paulo, e incorporadas ao repertório da companhia em 2010, “Gárgulas” (2004), “O processo” (2003), “Kazulo” (2002), “A metamorfose” (2002), “Versos íntimos” (2002, composta para a Distrito Companhia de Dança e incorporada ao repertório em 2010), “O abutre” (2003), “Jardim de tântalo” (2002/2008), “33 – O eu e o outro” (2001), “Senhor dos anjos” (2001/2009), “O canto preso” (1999/2008), “Solidão proclamada” (1998), e  “Ifá – se querem gritar para o mundo”(1997).

Fundada em 1997, a Cia Carne Agonizante vem pesquisando e produzindo diversas peças de dança, contabilizando cerca de dezessete criações em seu repertório. O percurso do Grupo é pautado por uma dança teatralizada, seus trabalhos criativos, tem a intenção de gerar uma potência capaz de provocar reflexão na plateia e não deixá-la apenas na superfície do entretenimento banal.

Os espetáculos do seu repertório discutem justamente a resistência à massificação, que se contrapõe à transformação da vida em mercado e do homem em mercadoria. Trafega na contramão do mercado Shopping Center cultural muito preocupado com cifras e público e pouco inquieto com as relações sócio-políticas.

Diversos espetáculos da companhia viajaram pelo Brasil, o que indica repercussão e relevância do trabalho: Mostra Sesi de Dança (Goiânia - 2014); Festival Viva a Dança em Salvador (2013), Festival de Dança e Teatro Mova-se em Manaus (2010), Festival Internacional de Dança Contemporânea “Mesa Verde” em Porto Alegre (2009), Festival Internacional de Teatro em Belém do Pará (2008), Festival de Dança Contemporânea de Itajaí/SC (2005), Festival Internacional de Londrina (2004),Porto Alegre Em Cena em Porto Alegre (2001), Festival de Teatro de Curitiba (1999), “Brasil com S”, em Nova York (1998), Festival de Dança, Teatro e Música de Buenos Aires, Argentina (1999) e no Festival “Danza Nueva”, no Peru (2002).

O III Eita é uma realização do Governo do Estado de Rondônia através da Fundação Palácio das Artes – FUNPAR em parceria com o Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO, ONG Carpe Diem, G. Dança e apoio de  Conselho Internacional de Dança – CID, Unesco, HUMANIZA, Agenda Porto Velho e Ministério Público de Estado de Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS