Movasse apresenta dois espetáculos e ministra oficina
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta quinta e sexta-feira tem Movasse Coletivo de Criação em Dança (MG) na programação do Festival Palco Giratório. O Coletivo apresenta
dois espetáculos: Nowhereland - Agora estamos aqui e Playlist - Espetáculo de Improvisação Interativa. No sábado e domingo tem a oficina "Colaboração na Criação".
Sobre os espetáculos
Nowhereland - Agora estamos aqui
O Movasse foi buscar na obra cinematográfica de Tim Burton inspiração para criação coreográfica de um espetáculo de dança. As obras do diretor são marcadas por uma recriação fantástica do real, sempre com um tom de comédia e resvalando em toques de humor macabro. A tênue linha que separa o real do imaginário foi o ponto de partida para desvendar o tema. Até onde estamos seguros do que é real e do que é apenas fruto de nossa imaginação? Somos feitos apenas dos fatos concretos do dia a dia ou somos o que imaginamos ser? Existe uma forma de distinguir o real do imaginário? Enfim, essas são algumas perguntas que surgiram durante o processo e depois transformaram-se em movimento, iluminação, trilha sonora e figurino. O espetáculo acontece no Teatro Estadual Palácio das Artes a partir das 20h e a classificação indicativa é 12 anos. Duração: 60 minutos.
Playlist - Espetáculo de Improvisação Interativa
Playlisté uma obra a ser construída a cada apresentação. Fundamentadas em elementos definidos pelo público, quer seja na sorte ou por sua escolha, as improvisações se estabelecem através do uso da coletividade e da imaginação. A produção da obra é baseada na autenticidade e na criatividade de seus integrantes. Deixar que o público escolha o tema da noite e também algumas composições cênicas permite à plateia participar como um norteador do espetáculo, tornando-o imprevisível e próximo ao lúdico destas pessoas. O espetáculo será no Teatro Guaporé a partir das 20h com classificação livre.
Sobre o Movasse
Coletivo de criação que desenvolve trabalho de pesquisa em dança visando preservar e estimular o trânsito livre de pessoas, informações e idéias. O Movasse está no cenário da dança contemporânea para agregar idéias sobre o movimento. Seus integrantes têm a diversidade como foco e não se prendem à linguagem específica. Com esta proposta, querem proporcionar lugar de reflexão e realização de propostas inusitadas.
Sediado em Belo Horizonte, mas com atenção voltada para a cultura brasileira de modo geral, tem como idealizadores Andréa Anhaia, Carlos Arão, Fábio Dornas e Ester França. Bailarinos com diferentes formações e influências e que tornam o Coletivo um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisas teórica e corporal.
Oficina
A oficina se fundamenta em trabalhos de improvisação, jogos para composição coreográfica e uma parte técnica para aquecimento. A consciência do corpo é tema principal; o espaço, a respiração, o movimento autoral e a criação determinam o assunto da oficina.
Para participar da oficina é só fazer a inscrição gratuitamente na Central de Atendimentos do Sesc Esplanada.
A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Ingressos para os espetáculos estão disponíveis para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.
O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.
Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!