AUDIOVISUAL - Oficina de produção de vídeo encerra com filme de Pistolino

O encerramento da oficina de produção de vídeos realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude será feito em grande estilo, com a estréia do filme “Pistolino, um Viajante em Presepadas”. A exibiçã

AUDIOVISUAL - Oficina de produção de vídeo encerra com filme de Pistolino

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O encerramento da oficina de produção de vídeos realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude será feito em grande estilo, com a estréia do filme “Pistolino, um Viajante em Presepadas”. A exibição cinematográfica acontece no próximo sábado (27), a partir das 19 horas, no Mercado Cultural – centro da cidade. O município firmou parceria com o cineasta Jair Rangel (Pistolino) fornecendo o local e a estrutura necessária para o evento.
Conforme o coordenador de políticas públicas para a juventude, Samuel Pessoa, a oficina na verdade termina no próximo domingo (28), mas a cerimônia de encerramento será no sábado, culminando com a estréia de mais uma produção cinematográfica de Jair Rangel. “Pistolino é um artista local que supera todas as dificuldades para fazer seus filmes. Ele é um exemplo de determinação para todos nós e, de alguma forma, vai elevar a auto-estima dos jovens para que também lutem pelos seus ideais”, destacou.
 
Filme e exposição
 
“Pistolino, um Viajante em Presepadas” é um filme mudo e produzido em preto e branco – marca registrada de Jair Rangel. O filme tem duração de 22 minutos e mostra as encrencas em que o personagem Pistolino se envolve durante uma viagem no campo. Além da estréia do filme, a prefeitura também abre espaço no Mercado Cultural para uma exposição dos inventos utilizados pelo cineasta em suas filmagens.
 
O autor
 
Jair Rangel iniciou sua carreira de cineasta em 1998 com a gravação desse filme, mas somente agora conseguiu apoio para editar, após 12 anos de esforços em busca de patrocínios. Ele já produziu três curtas metragens (Na Maior Pindaíba, O Mala e O Biruta), que também serão exibidos na noite do próximo sábado. Pistolino é um autodidata, fã de Chaplin e Mazzaropi. Nas suas produções, exerce papel de diretor, ator, roteirista, cinegrafista e inventor. Todos equipamentos utilizados nas gravações foram criados pelo próprio Jair Rangel.
 
Oficina
 
A oficina de produção de vídeos é realizada na Casa Brasil, na Avenida Mamoré, zona Leste de Porto Velho. Tem como objetivo despertar a juventude para o problema das drogas, violência e preservação do meio ambiente. As aulas são ministradas pelos produtores Anderson Mendes e Tiago Alves (Amazonsat), que vieram de Manaus (AM) e trabalham em um documentário sobre a vida e obras de Jair Rangel.
Foram selecionados 15 jovens carentes das zonas Norte, Sul e Leste para participarem da oficina. As aulas são realizadas das 14 às 17 horas e ao final todos receberão certificados. Samuel Pessoa informa que a Prefeitura vai utilizar os vídeos produzidos pelos alunos como estratégia de informações e conscientização sobre crimes, drogas e preservação ambiental em diversos bairros da capital rondoniense.
“A Prefeitura também vai aproveitar 100% dos alunos do curso para criar um coletivo jovem em prol da inclusão audiovisual. Estamos trabalhando a possibilidade dos novos produtores realizarem um festival de filmes de um minuto, que acontecerá em breve. A data será definida pelos próprios estudantes e a Coordenadoria da Juventude dará todo apoio necessário”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS