Na próxima sexta feira dia 24, o jornalista e escritor Lucio Albuquerque promove o lançamento do livro, “Da Caixa Francesa a Internet – 100 da imprensa em Rondônia”. O interessante segundo captamos na entrevista que segue, é que o autor não se prende apenas a fatos históricos, tipo a data da publicação do primeiro jornal o surgimento da primeira rádio e da transmissão do primeiro sinal de televisão em Porto Velho. Histórias pitorescas fazem parte do conteúdo do livro.
Livro que com certeza será bastante procurado pelos acadêmicos de jornalismo, história e publicidade das nossas faculdades, pela riqueza de conteúdo. Lucio Albuquerque que se tornou jornalista por acaso. “Eu era varredor do jornal e o editor chefe descobriu que eu estudava com seu filho no 2º colegial em Manaus e então me escalou para fazer uma reportagem.
Daquele dia em diante abracei a profissão de jornalista com unhas e dentes”. Com registro desde 1969, portanto, são 40 anos de jornalismo profissional. Lucio nos presenteia com uma obra que podemos considerar a mais completa, sobre a história da imprensa na região do estado de Rondônia. “Não nos atemos apenas a história da imprensa escrita em Rondônia. O livro fala sobre os meios de comunicação como um todo”.
Deixamos de publicar algumas histórias que nos foi contada pelo Lúcio, para não tirar a curiosidade do leitor em comprar o livro para saber de fatos como o relato da jornalista Maríndia Moura da TV Rondônia sobre, “Meu 1º dia no Urso Branco”. Tem aquela do Edinho Marques que perguntou a um professor sobre a faixa etária de seus alunos e obteve uma resposta hilária.
Afastado das redações desde 1997, nosso entrevistado tem muita coisa a ensinar, principalmente aos acadêmicos de jornalismo.
Com prefácio de Antônio Queiroz, Lúcio Albuquerque deixa de lado o seu “Conta Gotas” e abre a torneira, deixando jorrar a história dos 100 anos da imprensai em Rondônia, nas 180 páginas do livro que será lançado sexta feira que vem dia 24 de julho de 2009.