Fest Cineamazonia leva cinema para região do Mamoré e Bolívia

Fest Cineamazonia leva cinema para região do Mamoré e Bolívia

Fest Cineamazonia leva cinema para região do Mamoré e Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Mostra Itinerante 2009 é uma forma de integração cultural e de debate sobre o meio ambiente
 
Cerca de 2500 pessoas prestigiaram as projeções da Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia 2009, realizadas no período de 2 a 7 de junho, na Bolívia e nos municípios brasileiros de Guajará Mirim e Nova Mamoré. Esta foi a terceira etapa do projeto que promove a inclusão do cinema. Todas as exibições foram em locais abertos ao publico e com entrada franca. Os filmes e vídeos da mostra foram selecionados entre os participantes do festival realizado em Porto Velho. Na Bolívia, os filmes brasileiros foram projetados com legendas.
 
A primeira apresentação desta etapa ocorreu no Batalhão da Força Naval, em Guayaramerim. Ainda na Bolívia a mostra esteve em Riberalta, Cachuela Esperanza, e de volta a Guayaramerim, no ginásio de esportes da cidade. Do lado brasileiro, o Fest Cineamazônia foi assistido em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
 
Para chegar a Riberalta, a equipe do Fest Cineamazônia teve que tomar um desvio por uma pequena estrada rural, no meio da floresta. O trecho de difícil acesso atrasou a viagem. O sindicato dos transportes fechou a estrada em protesto pelo reinicio da obra de pavimentação, pois a construtora tinha parado os trabalhos.
 
Em Guayaramerim, o secretário municipal de meio ambiente, Pedro Justiniano, destacou a importância da educação ambiental através do cinema. A estudante de engenharia florestal, Daniela Arely, disse que é preciso repensar as formas de exploração da floresta para evitar que o desenvolvimento seja com destruição.
 
A população de Cachuela Esperanza assistiu a mostra no bicentenário Teatro General Pando. A discussão no momento naquela localidade é sobre a possível construção de uma usina hidrelétrica binacional. O prefeito de Cachuela, Vicente Ferreira, disse que a obra é importante, mas será preciso uma ampla discussão sobre os impactos sociais e ambientais. Cachuela Esperanza foi o primeiro pólo econômico da Bolívia. Atualmente é patrimônio cultural do país.
 
Na cidade de Guajará-Mirim, lado brasileiro da fronteira, o Fest Cineamazônia foi projetado no ginásio de esportes do Centro Social Despertar, mantido pela Diocese. O coordenador do Despertar, Pedro Ademar Lima do Nascimento considerou importante a mostra itinerante para levantar uma discussão ambiental de uma forma cultural.
 
Para o presidente da ong Maporé, Francisco de Assis Barros (Chicão), a educação ambiental é a única forma de criar uma nova consciência na população região, visando a preservação dos rios e da floresta.
 

O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores a Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES e SEMED, e senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS