O artesão Jair Rangel, conhecido como Pistolino produz e comercializa réplicas de locomotivas confeccionadas de resina de poliéster. A locomotiva é do modelo Baldwin do ano de 1831, pesa 2,5 Kg e é uma opção para presentear com um ícone da região.
*A réplica custa em torno de R$ 300 reais. Somente neste ano, Pistolino já produziu sete unidades. As primeiras réplicas foram feitas de material reciclado. A produção é toda manual.
*Pistolino é conhecido por produzir, dirigir e atuar em filmes. “Na maior pindaíba” produzido em 2004, concorreu em festivais de cinema, e proporcionou ao artista um destaque cultural. O artista ganhou o prêmio de melhor roteiro para produção rondoniense do Cineamazônia em 2006, com a produção “Pistolino, O mala”. Anualmente é produzido um filme.
*O artesão está confeccionando um modelo que irá funcionar e será usado para exposições. A máquina será movida a gás. "O gás aquece a água e vira pressão e faz a locomotiva andar" explica Pistolino. O artista ainda não terminou por falta de recursos para realizar a fundição. "O trabalho precisa ser bem feito para que não tenha risco de explosão."
*O artesão ainda faz bonecos com características próprias de pessoas, também confeccionados em resina de poliéster.
*Para encomendar as locomotivas, é necessário entrar em contato com Pistolino pelo telefone 9957 3966 ou mandar email para endereço pistolinocineasta@yahoo.com.br.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Antropóloga Mirian Goldenberg debate infidelidade no "Sempre um Papo"
*
"Fazendinha Adventure Camping" acontece no próximo dia 10 - Veja vídeo promocional