Campanha divulga os programas e patrocinadores da baixaria na TV

Campanha divulga os programas e patrocinadores da baixaria na TV

Campanha divulga os programas e patrocinadores da baixaria na TV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulgou, no último sábado (29), o VIII ranking dos programas que mais desrespeitam os direitos humanos na televisão. Pela primeira vez, a Campanha tornou público os nomes das empresas que anunciam nesses programas. O ranking foi divulgado durante o painel Ética e o Controle Social da Programação Televisiva, que integrou a programação do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA *A novela "Senhora do Destino", da TV Globo, lidera a nova edição do "ranking da baixaria", tendo como principal anunciante os sabonetes Albany. Do total de 269 reclamações recebidas pela Campanha entre outubro de 2004 e janeiro deste ano, 54 (20%) foram contra "Senhora do Destino". Os telespectadores acusam a novela de incitação à violência, apelo sexual e de ser transmitida em horário impróprio.

*Os programas de João Kléber, patrocinados pelas Lojas Marabrás, que apareceram na frente nos rankings anteriores, desta vez estão em segundo lugar - 50 reclamações (16%), por ridicularização da pessoa humana e incitação à violência. "A loja já havia assumido o compromisso de não mais anunciar em programas que promovem a baixaria na TV, mas não cumpriu a promessa", denunciou o coordenador da Campanha, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP).

MAIS RANKING *A reprise da novela "Terra Nostra", da TV Globo, ficou em terceiro lugar no ranking, por exibição em horário impróprio, tendo como anunciante a Petrobras. Em seguida vem "Cidade Alerta", da Rede Record, denunciado por exploração do ser humano e também por exibição em horário impróprio, com anúncios das Casas Bahia e também das Lojas Marabrás. Empatados em quinto lugar, aparecem os programas "Casseta & Planeta", da TV Globo, com denúncias de ridicularização da pessoa humana, tendo como anunciante as Casas Bahia; e "Pânico na TV", da Rede TV!, denunciado por apelo sexual e horário impróprio, cujos patrocinadores são a Brahma e a Tetrapark.

CÓDIGO DE ÉTICA *De acordo com o deputado Orlando Fantazzini, o próximo passo será a mobilização para aprovar o Projeto de Lei 1600/03, que cria o Código de Ética e o Conselho de Acompanhamento da Programação. Proposto pelo próprio parlamentar, o projeto cria também a Comissão Nacional pela Ética na Televisão.

*Para o procurador do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Sérgio Suiama, já é possível perceber uma pequena melhoria na programação da televisão brasileira depois que a campanha contra a baixaria começou a ganhar força no país. "Ainda há abusos, mas os ganhos que tivemos até agora devem ser creditados à Campanha", assinalou. O procurador denuncia que as tevês privadas não cumprem a determinação do Ministério da Justiça de veicularem programas em horários compatíveis com o seu conteúdo. Suiama defende o direito de resposta coletivo como instrumento para coibir a baixaria na TV. "Assim como nas campanhas políticas, o cidadão que se sentisse ofendido poderia utilizar o mesmo horário em que o programa é veiculado para ter o seu direito de resposta", conclui o procurador.

*A Campanha, criada há dois anos, é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e de cerca de 60 entidades da sociedade civil.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS