Moradores do Abobrão, no bairro Cohab, zona Sul de Porto Velho (RO) denunciam a distribuidora de bebidas Jhon Jhon por poluição sonora e perturbação do sossego. Vídeos publicados em rede social nesta segunda-feira (8) registram a barulheira constante.
“Mais de 70 moradores apoiaram um abaixo assinado denunciando a distribuidora às autoridades. Eles querem perturbar mesmo, não estão nem aí”, lê-se na publicação. Os moradores procuraram a polícia, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e o Ministério Público.
Eles preparam uma ação contra os donos da distribuidora. De acordo com o art. 54 da Lei De Crimes Ambientais n° 9605/98, quem comete crime de poluição sonora culposa recebe pena de três meses a um ano. Poluição sonora dolosa de um ano a três anos de reclusão. Multas ambientais variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme art. 61 do Decreto Federal n° 6514/08.
Denúncias em várias frentes
O Ministério Público informou aguardar a conclusão do inquérito policial para tomar as medidas necessárias. No próximo dia 16, representantes do bairro irão prestar depoimento na Delegacia Especializada em Meio Ambiente, reforçando o material probatório que vem sendo reunido.
Outro ponto que tem gerado revolta entre os moradores é a suposta falta de atendimento das viaturas da Polícia Militar às chamadas feitas via 190. A comunidade relata que, mesmo após diversas ligações registrando perturbação, as equipes não estariam comparecendo ao local.
Para cobrar esclarecimentos e providências, os moradores terão em breve uma audiência com o coronel Braguin, comandante-geral da PM, onde pretendem questionar por que as denúncias não vêm sendo averiguadas e exigir ações efetivas para garantir a ordem pública.
"Acreditamos na justiça", dizem moradores.
Outro lado
Rondoniaovivo procurou a distribuidora Jhon Jhon por telefone. Jhonatan, dono do bar, disse que recebeu apenas uma reclamação sobre o som alto. "Eu sempre abaixo o som, não colocamos mais música ao vivo e agora a caixa de som é menor. O que eu posso controlar no meu bar, eu controlo. Infelizmente há uma praça logo em frente, e isso eu não posso controlar. Estou até encerrando as atividades mais cedo - às 3h [da manhã]", explica.
Denúncias
Para denunciar a poluição sonora o cidadão poderá encaminhar mensagem para o WhatsApp da Sema - (69) 9 9995-6874 ou (69) 98423-4092.