VERGONHA: Rondônia tem menos saneamento básico do que Cuba

Estado foi comparado com ilha no Caribe e ficamos atrás até do Maranhão, que tem 41% de coleta de esgoto

VERGONHA: Rondônia tem menos saneamento básico do que Cuba

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um levantamento da Folha de São Paulo comparou os dados de porcentagem de moradias com acesso a esgoto em estados brasileiros e o equivalente percentual em outros países, a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da ONU (Organização das Nações Unidas), durante o ano de 2022.

 

E os índices trouxeram o que todos os rondonienses já sabem: somos o pior estado com acesso à saneamento básico do Brasil (o que inclui a coleta e tratamento de esgoto). O que nos deu uma comparação vexatória/vergonhosa com Cuba, ilha do Caribe/América Central.

 

Em penúltimo lugar, com quase 2% na nossa frente está o Maranhão, que também foi comparado com Cuba.

 

Nas piores colocações estão quase todos os estados da região Norte do país e alguns do Nordeste. O único que pode se orgulhar mais um pouco, é um que vive sendo confundido com Rondônia: a população de Roraima tem quase 70% de acesso ao saneamento básico.

 

 

Brasil

 

Já no restante do país, os melhores índices estão no Sudeste e Sul do país, onde a coleta e o tratamento do esgoto sanitário é uma realidade há décadas.

 

Na prática, significa que um estado como Minas Gerais, que tem 84,3% da população atendida com esgotamento adequado, tem índices próximos ao do Canadá (83,9%).

 

Segundo afirmou Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil reforça que "saneamento é uma política pública de médio e longo prazo. Uma diferença tão grande de estados da região Norte para a região Sudeste mostra a importância da priorização do tema ao longo do tempo".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS