REUNIÃO POSITIVA: 'Reunião foi muito boa', diz Trump após quase 3 horas com Lula

Havia a expectativa de que os dois líderes atendessem a imprensa no Salão Oval; o presidente brasileiro vai falar com os jornalistas na Embaixada

REUNIÃO POSITIVA: 'Reunião foi muito boa', diz Trump após  quase 3 horas com Lula

Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert / PR

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
15 pessoas reagiram a isso.
Após quase 3 horas de reunião a portas fechadas, terminou o encontro do  presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa Branca, nesta quinta-feira (7). 
 
Logo em seguida, Trump publicou uma postagem nas redes sociais sobre a reunião, indicando que foi uma reunião positiva, tendo na pauta o comércio e especificamente tarifas. Chamou Lula de presidente dinâmico.
 
A reunião foi muito boa. Nossos representantes devem se reunir para tratar de alguns pontos-chave. Novos encontros serão marcados nos próximos meses, conforme necessário
 
 
Havia a expectativa de que os dois líderes atendessem a imprensa no Salão Oval , o que acabou não ocorrendo. Lula deve atender a imprensa na embaixada do Brasil.
 
Tapete vermelho
 
O presidente brasileiro chegou à sede do governo norte-americano por volta das 12h13 (horário de Brasília) e foi recebido pelo republicano com um tapete vermelho. O momento foi compartilhado nas redes sociais do presidente Lula.
 
veja o video:
 
 
Em seguida, Trump levou o presidente brasileiro para fazer um pequeno tour pela parte de fora da Casa Branca e os dois seguiram para o  encontro de trabalho, conforme descrito no protocolo, e um almoço, já com a coletiva de imprensa ou o encontro público agendado para o fim do encontro.
 
A reunião em Washington vinha sendo negociada desde janeiro, chegou a ser prevista para março, mas acabou acontecendo em um momento em que a chamada “ química excelente” entre os dois líderes vinha dando sinais de estremecimento.
 
Dois presidentes em momentos delicados
 
O encontro também ocorre em um período em que os dois presidentes enfrentam momentos delicados.
 
No Brasil, Lula sofreu, em uma semana, duas derrotas políticas no Congresso Nacional com a rejeição da indicação de Jorge Messias para uma vaga no  Supremo Tribunal Federal (STF)  e a derrubada do veto ao projeto de lei que reduziu penas para condenados por crimes cometidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
 
Já Trump enfrenta uma crise de popularidade causada pelo prolongamento da  guerra do Irã e a economia do país já começa a dar sinais negativos com aumento da inflação causada, entre outros motivos, pela subida do preço dos combustíveis gerada pela crise no Oriente Médio.
 
Foi em meio a esse cenário que os dois se reuniram com a expectativa de emplacarem agendas positivas de lado a lado.
 
 
Do lado brasileiro, acompanharam Lula na Casa Branca os ministros Márcio Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Alexandre Silveira (Minas e Energia do Brasil), Dario Durigan (Fazenda), Wellington César (Justiça e Segurança Pública) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
 
Além do vice-presidente JD Vance, Trump é acompanhado por Susie Wiles (chefe de Gabinete da Casa Branca), Howard Lutnick (secretário do Comércio), Scott Bessent (Secretário do Tesouro) e Jamieson Greer (representante de Comércio).
 
*Reportagem em atualização
Direito ao esquecimento
O que você acha das obras e da largura da pista na Estrada dos Periquitos?
Qual escola de Porto Velho te traz boas lembranças?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site