MUITO PERTO: Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota

Asteroide conhecido desde 2020 surpreende astrônomos com mudança de trajetória - uma quase colisão que ninguém imaginava!

MUITO PERTO: Asteroide maior que o Cristo Redentor muda de rota

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um asteroide chamado 2020 YO3 descoberto em dezembro de 2020 pelo Observatório Kiso, da Universidade de Tokyo, fez um sobrevoo rasante com a Terra sem que ninguém esperasse!
 
Após 08 de janeiro de 2021, esse asteroide que tem cerca de 42 metros de diâmetro, foi perdido de vista, e ficou até 24 de dezembro de 2023 sem ser observado. Mas tínhamos muitas observações e sua trajetória já era conhecida.
 
De acordo com os cálculos, mesmo não sabendo exatamente onde ele estava, o asteroide 2020 YO3 faria sua máxima aproximação com a Terra no dia 23 de dezembro de 2023 passando a uma distância segura de 3,6x a distância da Lua. Mas não foi isso que aconteceu.
 
Ao encontrá-lo novamente em 24 de dezembro de 2023 - um dia após sua máxima aproximação com a Terra - o Observatório Catalina Sky Survey percebeu que o asteroide 2020 YO3 estava fazendo um sobrevoo rasante com o nosso planeta.
 
Vários observatórios miraram no asteroide e percebemos que ele havia acabado de passar a uma distância equivalente a apenas 56% da distância da Lua.
 
Isso é preocupante, afinal estamos falando de um asteroide que já era conhecido, e mesmo não sendo observado por quase 3 anos, havia uma trajetória calculada. Por algum motivo (erro de cálculo ou influência gravitacional desconhecida), o asteroide 2020 YO3 poderia ter colidido com o nosso planeta sem ninguém saber com antecedência. Faz lembrar o asteroide de Chelyabinsk que com uma rota parecida, se aproximando da Terra pelo lado diurno, pegou todo mundo desprevenido e deixou mais de 1.000 pessoas feridas em 2013.
 
Fiquemos de olho, pois agora, mais do que nunca, sabemos que asteroides podem colidir com a Terra - até mesmo aqueles que já conhecemos a trajetória.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS