DISCUSSÃO: Facebook deve remover comentário que chama mulher de 'linda ou burra'

DISCUSSÃO: Facebook deve remover comentário que chama mulher de 'linda ou burra'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Constituição de 1988 consagra a igualdade de gênero no caput seu artigo 5º. Tal dispositivo não configura mero jogo de palavras, mas uma determinação ao Estado brasileiro e aos particulares que exercem suas atividades no país.
 
 
ReproduçãoFacebook é condenado a remover comentário que chama mulher de "linda e burra"
O entendimento foi adotado pelo juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível de São Paulo, para condenar o Facebook a remover um comentário sexista postado por um homem em uma discussão por política com a autora da ação.
 
Na postagem, o homem chamou a mulher de "linda e burra". Ela denunciou a ofensa à rede social, mas o Facebook  respondeu que o comentário "não vai contra os padrões da comunidade". Por isso, a a mulher ajuizou a ação, julgada procedente nesta semana.
 
Para o magistrado, não se trata de uma afirmação qualquer, mas "de uma típica afirmação de índole sexista, a qual insere a mulher como mero objeto de dominação masculina: objeto sexual (‘linda’), mas, como um objeto, desprovido da capacidade de articular raciocínios". Bezerra destacou que o Facebook precisa respeitar a Constituição Federal, que consagra a igualdade de gênero em seu artigo 5º, caput.
 
"Levar a isonomia de gênero a sério significa, para uma empresa do porte da requerida, atuar de modo a impedir a perpetuação ou naturalização de práticas discriminatórias contra o gênero feminino. Lembra-se que, na verdadeira naturalização da objetificação, 67% das agressões físicas no Brasil são perpetradas contra mulheres", completou.
 
O juiz também "estranhou" que os padrões da comunidade do Facebook sejam tolerantes a comentários sexistas: "Mulheres, repita-se, tratadas como objetos, em secular prática naturalizada por divergências políticas aparentemente inofensivas, mas que naturalizam e legitimam as discriminações."
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS