Campanha já tem mais de 22 mil assinaturas; interrupções em entrevista com pré-candidata à Presidência geraram debate sobre machismo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma petição online no Avaaz foi criada nesta terça-feira (26), exigindo que a TV Cultura se retrate com a pré-candidata à Presidência pelo PCdoB, Manuela D’Ávila.
Em entrevista ao programa "Roda Viva", na última segunda, a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul foi interrompida ao menos 40 vezes.
"Repudiamos a postura desrespeitosa e machista com que a pré-candidata Manuela D’Ávila foi tratada no programa Roda Viva na TV Cultura. Exigimos que a emissora cumpra seu papel de veículo público de comunicação dando espaço para que a a pré-candidata exponha de fato suas propostas, marcando uma nova data para um debate real e qualificado, já que ficou impossível no programa exibido na segunda-feira 25, dado o número de interrupções feitas pelos entrevistadores convidados pelo canal e pelo mediador. A emissora deve também se retratar, pois a reprodução do machismo e do desrespeito a mulher foi propagada em rede nacional pública em uma sociedade com altíssimos índices de violência contra a mulher", diz o texto da campanha, que já tem mais de 22 mil assinaturas.
O apresentador do "Roda Viva", o jornalista Ricardo Lessa, rechaçou qualquer acusação de preconceito. "Ela teve mais de 50% de cada bloco de fala sem interrupção. Ao todo, isso deve dar mais de 40 minutos de falas limpa [de total de 80 minutos]. É normal que um debate fique mais acalorado. Não é questão de gênero, mas de jornalismo."
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!