Eclipse solar desta quinta-feira poderá ser visto por parte dos brasileiros

Fenômeno é o primeiro do ano do tipo, mas o único que poderá ser visto do país em 2018

Eclipse solar desta quinta-feira poderá ser visto por parte dos brasileiros

Foto: Reuters

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um eclipse solar parcial acontecerá nesta quinta-feira no fim da tarde e poderá ser visto da região sul do Brasil, principalmente a partir do Rio Grande do Sul. Outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina, também poderão observar o fenômeno, que começara às 16h55, no horário de Brasília. Ao contrário do último grande eclipse solar de 21 de agosto do ano passado, o desta vez será apenas parcial.

 

Do Rio Grande do Sul, incluindo a capital gaúcha, o fenômeno poderá ser visto a partir do final da tarde, antes do pôr do sol. Quanto mais ao sul desse estado, maior será a visibilidade do fenômeno. O ápice será às 18h51 e o horário em que o último ponto da Terra poderá observar o fenômeno é 20h47.

 

O fenômeno se dá quando o sol se esconde atrás da lua e, para isso acontecer, a terra, o sol e a lua se encontram alinhados.

 

Cuidados necessários

 

Para observar o eclipse, é preciso sempre usar algum tipo de proteção. Observar o fenômeno diretamente pode causar danos irreversíveis à visão. Óculos de sol comuns podem não ser o suficiente para garantir a segurança. Em tese, eles devem bloquear os raios solares prejudiciais à visão, mas, como é difícil assegurar a qualidade das lentes, os especialistas não recomendam o seu uso.

 

O método mais seguro de observação é por projeção. Para isso, basta abrir um pequeno orifício num pedaço de papelão e direcioná-lo para o Sol. A luz penetra no buraco e projeta uma pequena imagem do eclipse num anteparo paralelo ao papelão.

 

Câmeras fotográficas, telescópios e binóculos devem ter filtros especiais.

 

O único para o Brasil

 

Outros dois eclipses acontecerão este ano, segundo informou a Nasa. E eles serão em 13 de julho e 11 de agosto. O único que poderá ser visto por pelo menos alguns brasileiros é o desta quinta-feira, que passará ao largo da América do Sul.

 

O eclipse também será visto da Antárctica. Dois terços do continente poderão observar a sombra da lua. Partes de Chile, Argentina e Paraguai, todo o Uruguai e as Ilhas Malvinas também poderão ver. Cerca de 60 milhões de pessoas estão localizadas em áreas onde o eclipse poderá ser visto.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS