Fenômeno da ‘Lua Negra’ ocorre nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acontecerá nesta sexta-feira o raro evento da “Lua negra”, transformando o céu em um ambiente escuro a medida que o Hemisfério Ocidental experimenta sua segunda lua nova do mês.
Aqueles do outro lado do mundo vão ter que esperar até o próximo mês para o mesmo que ocorra o mesmo evento, mas a espera irá valer a pena – a sua lua negra misteriosa está definida para coincidir com o Dia das Bruxas.
Alguns dizem que uma lua negra ocorre cerca de uma vez a cada 19 anos, quando o mês de fevereiro pula uma lua cheia.Outros dizem que descreve o mês que pula uma nova lua – a primeira fase do ciclo lunar, quando a Lua e o Sol têm a mesma longitude elíptica.
Mas a definição mais comum para uma lua negra é que é a segunda lua nova em um mês, o que significa que o evento desta sexta-feira é a segunda vez em setembro que a Lua ficará totalmente invisível no céu à noite – para aqueles localizados no Hemisfério Ocidental.
Se você estiver familiarizado com os ciclos lunares, você saberá que uma lua cheia ocorre quando o lado da Terra virado para a Lua está completamente iluminado pelo Sol, graças à sua posição orbital em um determinado momento do mês.
Isto significa que para os telespectadores no hemisfério oriental, a Lua vai aparecer incrivelmente brilhante no céu noturno, ou seja, uma noite de Lua Cheia.
A lua nova, por outro lado, ocorre quando o lado da Lua que é iluminado pelo Sol é voltado para longe da Terra, o que torna-se praticamente invisível a olho nu.
Como Joe Rao explica para Space.com, “há normalmente uma lua cheia e uma lua nova a cada mês, mas às vezes o ciclo lunar não corresponde, e você pode obter várias ou nenhuma em um determinado mês.”
“Uma segunda lua cheia em um único mês é chamado às vezes de lua azul”, diz Rao. “A lua negra é supostamente o outro lado de uma lua azul: a segunda lua nova em um único mês.”
Por fim, a Lua negra ocorrerá nesta sexta-feira, 30 de Setembro, as 21:00h, horário de Brasília, para o Hemisfério Ocidental, que abrange as Américas do Norte e do Sul, e certas partes ocidentais da Europa e da África.
Então, como será o evento da Lua negra?
Como todas as luas novas, sem a luz do Sol para iluminá-la, não haverá nada para ver, o que não é relativamente ruim para aqueles que gostam de observar as estrelas, já que a Lua geralmente ofusca o brilho delas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!