Marte vai ficar mais próximo da Terra neste domingo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nas últimas semanas, Marte tem aparecido cada vez mais brilhante no céu noturno na direção da constelação de Escorpião. Isto acontece porque, na dança orbital em torno do Sol, o planeta vermelho está para atingir um ponto no espaço exatamente na direção oposta de nossa estrela. Por esta razão conhecido como oposição, o fenômeno ocorrerá às 8h10 deste domingo no horário de Brasília.
Esta ocasião, que se repete aproximadamente a cada 780 dias, também marca a época em que Marte chega mais perto da Terra no período. Mas como as órbitas dos dois planetas são elípticas, e não círculos perfeitos, as datas da oposição e da maior aproximação raramente coincidem. Assim, este ano, isso acontecerá apenas às 18h36 da segunda-feira dia 30 de maio, também no horário de Brasília, quando então o planeta vermelho estará a 75,28 milhões de quilômetros do nosso.
Aproveitando a aproximação de Marte, o telescópio espacial Hubble, da Nasa, fez uma imagem em close-up do planeta. Nela, se destaca a chamada Arabis Terra, um vasto planalto cheio de crateras que provavelmente é uma das formações geológicas mais antigas de Marte. A região escura coberta por nuvens no canto direito da foto, por sua vez, é a Syrtis Major Planitia, planície que cerca um antigo vulcão marciano.
Já a estrutura oval abaixo de Syrtis Major é a bacia de Hellas Planitia, a maior cratera de Marte, com cerca de 1,8 mil quilômetros de diâmetro e oito quilômetros de profundidade, formada pelo impacto de um asteroide há aproximadamente 3,5 bilhões de anos. Por fim, as regiões escuras ao Sul da Arabis Terra são Sinus Sabaeous e Sinus Meridiani, grande leitos rochosos formados por antigos fluxos de lava na superfície do planeta.
A última vez que Marte esteve tão perto da Terra foi em abril de 2014. A maior aproximação já registrada do planeta vermelho do nosso, no entanto, aconteceu em 2003, quando ele chegou a apenas 55,76 milhões de quilômetros, a menor distância nos últimos 60 mil anos. Já a próxima oposição e maior aproximação de Marte acontecerá em julho de 2018.
Quem quiser aproveitar o momento da oposição para observar Marte será brindado com ainda mais outras atrações no céu. Formando um triângulo com o planeta na mesma região também estão Saturno e a estrela gigante vermelha Antares, a mais brilhante da constelação de Escorpião. Além disso, entre esta sexta e domingo, a Lua cheia também estará na área.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!