ECONOMIA - Mercado prevê recessão ainda maior em 2015 e 2016

Analistas ouvidos pelo Banco Central apostam em recuo de 2,26% na atividade econômica do país em 2015, e de 0,40% em 2016

ECONOMIA - Mercado prevê recessão ainda maior em 2015 e 2016

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

Analistas ouvidos pelo Banco Central apostam em recuo de 2,26% na atividade econômica do país em 2015, e de 0,40% em 2016

 
Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 1,9% no segundo trimestre deste ano, analistas de mercado voltaram a prever uma deterioração na atividade econômica do país tanto em 2015 como em 2016.
 
Segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, os analistas esperam uma queda no PIB de 2,26% - há uma semana, esta estimativa estava em 2,06%. Esta é a sétima vez seguida que o indicador é empurrado para baixo. Se for confirmado, será o pior resultado da economia brasileira desde 1990, quando retraiu 4,35%.
 
Para 2016, a projeção era de encolhimento de 0,40% ante 0,24% na última segunda-feira - há um mês, o mercado ainda apostava em crescimento de 0,2% no próximo ano. Este foi o quarto ajuste consecutivo para o campo negativo.
 
Apesar da piora no comportamento do PIB, o mercado voltou a diminuir a projeção da inflação para este ano, de 9,29% para 9,28%, conforme havia ocorrido também na semana passada. Mesmo assim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ainda se mantém num patamar elevadíssimo, muito longe do centro da meta definido pelo governo, de 6,5%, e, se concretizado até o fim do ano, o maior desde 2003. Para 2016, no entanto, o mercado espera inflação maior do que a projetada na última segunda, de 5,50% para 5,51%.
 
Em relação à taxa básica de juros (a Selic), uma das principais ferramentas usadas pelo governo para conter a inflação, a previsão é que ela mantenha em 14,25% até o fim do ano, em linha com o último reajuste feito pelo Banco Central. Para 2016, o mercado aposta numa redução da Selic para a casa dos 12%.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS