APERTEM OS CINTOS – A inflação de 2015 deve ser ainda mais alta do que o esperado

APERTEM OS CINTOS – A inflação de 2015 de ser ainda mais alta do que o espero

APERTEM OS CINTOS – A inflação de 2015 deve ser ainda mais alta do que o esperado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

É a primeira vez em seis semanas que o indicador é ajustado para baixo; mesmo assim, mercado ainda espera preços ainda mais altos neste ano

Com a taxa básica de juros (a Selic) em patamar elevado, o mercado baixou a previsão da inflação para o próximo ano, de 5,50% para 5,45%. É a primeira vez depois de seis semanas consecutivas que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2016 é ajustado para baixo. Mesmo com os sucessivos aumentos da Selic e o discurso mais duro do Banco Central, o mercado ainda via com desconfiança a promessa da instituição de entregar a inflação dentro da meta no fim de 2016.

O próximo ano tem sido o foco da autoridade monetária, uma vez que já acredita que será impossível empurrar a inflação para o limite tolerável da meta em 2015. Em linha com essa tendência, o mercado voltou a elevar a previsão da inflação para este ano, de 9% para 9,04%. Trata-se da décima segunda semana consecutiva que o IPCA é reajustado para cima.

As estimativas foram feitas para o boletim semanal Focus, que é produzido com projeções de mais de 100 instituições financeiras e divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira.

Os analistas de mercado também mantiveram a Selic em 14,5% - a mesma previsão da semana passada. Ou seja, eles ainda esperam que o BC vá aumentar, neste ano, em 0,75% a taxa básica de juros, que está em 13,75% no atual momento - o maior patamar desde agosto 2006. Apesar disso, eles projetam que, após chegar a esse nível, a taxa comece a cair até chegar a 12,06% no fim do próximo ano.

Com os juros e a inflação em níveis altos, os analistas baixaram ligeiramente - pela sétima semana seguida - a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1,49% para 1,50%. Se confirmado, será o pior resultado da economia brasileira desde 1990, quando o PIB recuou 4,35%. Para 2016, eles esperam um avanço no PIB de 0,5%.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS