DESGASTE - Ajuste fiscal acirra racha entre Dilma e PT

Ajuste fiscal acirra racha entre Dilma e PT

DESGASTE - Ajuste fiscal acirra racha entre Dilma e PT

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A discussão das medidas do pacote fiscal mostrou como está desgastada a relação da presidente Dilma Rousseff com o seu partido, o PT.

Durante reunião com a bancada petista na terça-feira (5), emissários do Palácio reclamaram que a Presidência só foi informada na última hora sobre a divisão do partido para a votação.

Um assessor de Dilma Rousseff disse que falta troca de informações entre o partido e o governo.

Diante da queixa, deputados se insurgiram contra o governo e disseram que "em nenhum momento" a presidente os chamou para discutir as propostas."Ela não pode reclamar porque nunca nos ouve para nada. Por que nós temos de ficar avisando tudo?", questionou um deputado que pediu anonimato.

Além da dificuldade de comunicação com a bancada, Dilma também reprovou o programa do PT exibido na terça-feira (5), alvo de um novo panelaço.

Segundo a Folha apurou, a presidente reclamou que seu partido, numa semana decisiva, não fez a defesa do pacote. Na avaliação do Palácio do Planalto, o programa transferiu a responsabilidade do ajuste para o governo, deixando a parte positiva com o PT, que levou ao ar a defesa de direitos dos trabalhadores.

Dirigentes do PT afirmam que o programa e a postura da bancada foram "calculados" para que o partido restabelecesse o contato com a sua base eleitoral. A propaganda faz parte da estratégia adotada por petistas de diferenciar o partido do governo.

A ideia do PT é explorar temas que, apesar de delicados para Dilma, são essenciais para retomar a conexão com o eleitorado. Entre eles estão a defesa de alternativas ao fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a taxação de fortunas e heranças.

Nesta quarta (6), a presidente falou sobre a tensão das votações do pacote fiscal "Vamos aguardar para ver como é que transcorre essa votação do ajuste, vamos nos manter tranquilos. Tenho certeza de que haverá, por parte dos parlamentares, a sensibilidade necessária", disse ela após lançamento do Plano de Defesa da Agropecuária.

PANELAÇO

Dilma também minimizou o panelaço da noite de terça (5), durante veiculação do programa do PT."[Manifestação] é normal no Brasil. Vejo [o panelaço] como mais uma manifestação de uma posição diferente da outra", afirmou.

Na avaliação dos petistas, o protesto ficou concentrado em bairros de classe alta e não alcançou a periferia, onde está a maior preocupação do partido.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS