Estado é condenado a indenizar mulher estuprada por PM

Estado é condenado a indenizar mulher estuprada por PM

Estado é condenado a indenizar mulher estuprada por PM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Estado de Goiás foi condenado a pagar R$ 50 mil, por danos morais, a uma mulher estuprada por um policial militar. O servidor estava de folga quando praticou o crime, entretanto, usou a arma da corporação. O desembargador Luiz Eduardo de Sousa considerou que mesmo em horário de folga, o PM “agiu na qualidade de agente público, uma vez que fez uso da arma de fogo pertencente à corporação”.

O relator destacou no voto que o Poder Público tem responsabilidade objetiva, que impõe dever de indenizar por qualquer ato causador de dano. Segundo o desembargador, o acusado “aproveitou-se do aparato funcional para a prática de ilícito, em vez de proporcionar segurança às pessoas. Assim, tornou-se o Estado responsável, pois dessa atuação houve dano à autora, que não teve nenhuma participação nesse resultado”.

O estado recorreu e solicitou a redução do valor da indenização. Para o advogado André Viz, a decisão é polêmica porque o servidor estava de folga. Mas em contrapartida, ele usou a arma profissional para coagir a vítima e praticar o crime.

RESPONSABILIDADE

Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (Aspra), Vanderlei Ribeiro concordou que o estado fosse condenado pela responsabilidade sobre o servidor. Segundo ele, se o PM tivesse de folga e usado a arma pessoal, somente ele seria condenado. Mas neste caso, houve a condenação pela arma ser funcional.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS