A morte do atleta de luta livre Pedro Aguayo Ramirez chocou o México e todos que estão ligados no mundo do esporte
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A morte do atleta de luta livre Pedro Aguayo Ramirez chocou o México e todos que estão ligados no mundo do esporte. Aguayo tinha 35 anos, era filho de uma das lendas da modalidade e morreu em cima do ringue, na última sexta-feira (20), ao ser atingido por um chute no pescoço.
O atleta teve traumatismo cervical após tomar chutes e cair da área em que se realizava o duelo. O momento em que El Hijo del Perro Aguayo, como era chamado, leva os golpes fatais aparecem em um vídeo divulgado na internet.
Primeiro, ele leva um chute próximo ao pescoço e cai para trás... Em seguida, se levanta e continua com o show. Do outro lado do ringue, Aguayo volta a ser atingido por um chute, mas dessa vez a cabeça dele fica presa nas pernas de um dos outros lutadores.
Assim que se solta e cai na beira do ringue, Hijo Aguayo já está morto.
Apesar de ele estar visivelmente desacordado, os colegas de luta livre continuam com o espetáculo sem perceber a gravidade do fato. Os companheiros pensam que a atitude de Aguayo faz parte da luta.
Assim, eles continuam com os golpes mesmo sem o colega, que permanece pendurado nas cordas do ringue. Dois dos lutadores chegam a passar do lado dele e cair para fora do ringue. Eles, então, voltam e continuam com a apresentação. Depois de muito tempo, um dos árbitros se aproxima e percebe a gravidade da situação.
O lutador é retirado das cordas e fica deitado no chão, mesmo assim, os outros atletas seguem a todo vapor com os golpes para lá e para cá. Mesmo com o Aguayo no chão, o juiz chega a declarar até o vencedor da luta.
A demora pelo atendimento a Aguayo foi uma das maiores críticas no México após o episódio. Nas imagens, é possível perceber que o atleta fica muito tempo desacordado sem receber ajuda. Médico do evento, Ernesto Franco se defendeu em entrevista ao jornal El Mexicano...
— Nós tínhamos duas ambulâncias no local. No momento que me contaram o que havia ocorrido eu estava nos vestiários atendendo dois lutadores que tinham se lesionado mais cedo. Mesmo assim, demos atenção imediata.
Mesmo assim, as autoridades do México insistem que vão averiguar a situação para saber se houve negligência. O episódio mobilizou praticamente todo o México. Isso porque o lutador era bastante famoso no país. Filho de de uma lenda do esporte mexicano, Pedro começou na luta livre em 1995.
Em 2011, ele teve um verdadeiro combate fora dos ringues ao lutar contra um câncer no estômago e sair curado. Desesperados com a notícias, logo após a luta de sexta, os fãs do lutador partiram para acusações aos colegas dele. Segundo o público, os outros lutadores deveriam ter agido mais rápido e até interrompido o combate.
Muitos dos que estavam presentes no ginásio filmaram o resgate. O lutador Rey Misterio, que passou boa parte do tempo ao lado de Aguayo após o golpe fatal, foi um dos mais criticados pelos fãs e chegou a receber ofensas nas redes sociais.
Na noite do último sábado (21), Rey Misterio publicou duas fotos com Ramirez e escreveu: "Tive o privilégio de compartilhar um ringue com El Hijo Del Perro Aguayo pela primeira vez em sua estreia como lutador profissional e a honra de estar no ringue pela última vez com esta Grande Lenda! Sentirei sua falta Perrito RIP Perro Aguayo Jr".
Foi o suficiente para ele começar a ser ofendido pelos internautas e chegar até a ser chamado de assassino.
A LUTA
MOMENTO EXATO DO GOLPE QUE MATOU O LUTADOR
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!