Aguardado com grandes expectativas pela comunidade acreana que vive uma das maiores enchentes de sua história, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, desembarcou em um avião da Força Aérea Nacional no Aeroporto Internacional Plácido de Castro por volta das 07h30 desta sexta-feira (27) na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre.
Acompanhado por uma equipe integrada com técnicos dos Ministérios do Combate a Fome, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Defesa Civil e Secretaria Nacional de
Proteção. Todos avaliarão a situação em que se encontram as comunidades e regiões afetadas pela cheia do rio Acre, que já chegou a marca dos 16,60 metros de nível.
No desembarque o Ministro foi recepcionado pelo governar acreano, Tião Viana (PT), e parlamentares estaduais e federais do estado do Acre. O prefeito Marcos Alexandre (PT), também compôs a bancada de autoridades que receberam o representante do governo Federal.
Rapidamente Gilberto Occhi, seguiu para outra aeronave onde voou para a região do Alto Acre, para avaliar como está a situação dos municípios acreanos de Xapuri, Brasiléia. O Ministro também realizará um percurso nas ruas desses municípios em uma embarcação do Corpo de Bombeiros.
Após essa avaliação a expectativa é de que o Socorro do Governo Federal às vitimas da enchente em todo o território acreano aumente consideravelmente, tudo para minimizar os impactos sociais na vida dos milhares de acreanos atingidos pela cheia.