Em seu primeiro Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como ministro da Educação, o desafio de Aloizio Mercadante é evitar que o exame de 2012, que começa neste sábado (3), tenha novamente problemas, como em anos anteriores.
Desde que a prova passou a selecionar para vagas em universidades, em 2009, o exame já foi furtado, questões vazaram e gabaritos foram impressos erroneamente. Para evitar que problemas voltem a acontecer, o MEC (Ministério da Educação) tomou medidas inéditas desegurança.
Pela primeira vez, serão usados lacres eletrônicosem 10 mil malotes de provas. Esses lacres saem da gráfica com data e hora de fechamento do pacote e, se forem abertos antes do tempo previsto, registram a ocorrência. Em 2010, uma professora do interior da Bahia abriu um dos pacotes e contou o tema de um dos textos motivadores da redação ao filho.
Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, estão sendo checados mais de 3.400 itens de segurança para a prova deste final de semana.
No ano passado, as provas transcorreram com normalidade. Dias depois, no entanto, descobriu-se que itens de um pré-teste (utilizado para calibrar a dificuldade das questões do Enem) haviam vazado para estudantes de um colégio de Fortaleza. Após uma longa batalha judicial, o MEC conseguiu manter a validade do exame.
Participantes
·
Além da segurança reforçada, outro fator que marca a prova deste ano é a Lei de Cotas. Este é o primeiro Enem após a sanção da legislação que estabeleceu reserva de vagas em universidades para estudantes de escolas públicas, juntamente com critérios raciais.
A prova será feita em 1.615 municípios em todo país. Além de ter o maior número de municípios com exame (540), a região Nordeste também tem o maior total de locais de prova (5.237 salas). Ao todo, o exame ocorrerá em 15.076 locais.
O Enem 2012 acontece a partir das 13h, de acordo com a hora oficial de Brasília. Os estudantes que estejam em Estados em que não há horário de verão devem ficar atentos para não perder a prova.