Plantação de soja dobra em área desmatada da Amazônia, diz governo

Plantação de soja dobra em área desmatada da Amazônia, diz governo

Plantação de soja dobra em área desmatada da Amazônia, diz governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério do Meio Ambiente e representantes de setores da sociedade civil anunciaram nesta quinta-feira (13) que o acumulado do plantio de soja em área desmatada na safra 2010/2011 praticamente dobrou em relação ao período anterior.
Enquanto na produção do grão entre 2009/2010 houve a derrubada 6,2 mil hectares de floresta, na safra medida entre julho de 2010 e julho de 2011, houve perda de 11,7 mil hectares de vegetação nativa.
O objetivo do monitoramento, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é verificar se produtores rurais cumprem a legislação denominada Moratória da Soja. O pacto, que vigora desde 24 de julho de 2006, impede que novas áreas de floresta sejam derrubadas para o plantio do grão e proíbe quaisquer negociações de grandes empresas brasileiras e estrangeiras com aqueles que descumprirem a norma.
De acordo com o MMA, a área onde com plantio de soja na nova safra corresponde a 0,4% do desmatamento ocorrido no bioma e está distribuída pelos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, que engloba 52 municípios e 98% da produção do grão controlada por entidades como a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Até 2010, havia plantio de soja em 1,94 milhão de hectares da região denominada Amazônia Legal, segundo o Inpe.
Para Bernardo Rudorff, coordenador do projeto no Inpe, grande parte da soja plantada em áreas não autorizadas pelo ministério do Meio Ambiente tem como destino a China.
"Devido à grande demanda de grãos, o país tem outra cultura de comercialização e acaba procurando direto o proprietário da plantação, sem passar por entidades conveniadas. Mas mesmo olhando os dados, percebemos que a soja não é a grande vilã no desmatamento", disse.
Segundo o monitoramento do Prodes, que informa a taxa de desmatamento na Amazônia, em 2010, último dado divulgado, 7.000
km² de floresta foram suprimidos.
Código Florestal
Durante o evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, renovou até 31 de janeiro de 2013 o pacto da Moratória da Soja na Amazônia, assinado pelos representantes do setor e organizações ambientais como Greenpeace, Conservação Internacional e WWF.
De acordo com Bernardo Pires, coordenador ambiental da Abiove, apesar da renovação, o pacto deverá sofrer alterações nos próximos períodos devido às modificações no Código Florestal. "A moratória não deverá ser extinta, mas modificada. A nova lei vai trazer mais segurança jurídica à cultura e por conta disto vamos ter que alterar o projeto", afirmou.
A safra de soja no Brasil no período 2010/2011 foi de 74 milhões de toneladas, com grãos plantados em uma área de 24 milhões de hectares. A expectativa da Abiove é que a produção 2011/2012 alcance 75 milhões de toneladas.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS